CI

Alerta: chuvas intensas ameaçam lavouras de trigo e milho

Lavouras do extremo sul na rota das chuvas


Foto: Divulgação

Baseado no recente boletim agroclimático da CONAB, as condições de tempo são favoráveis na maior parte das regiões produtoras do país. Boa parte das lavouras de 2ª e 3ª safra estão entrando em maturação e avançando na colheita. Já as lavouras da safra 2023/24 estão sendo semeadas agora, particularmente na região sul do Brasil, onde as chuvas excessivas podem trazer algumas limitações.

Veja mais informações sobre o clima em Agrotempo

Norte: As chuvas devem se concentrar em áreas do oeste da região Norte, especialmente no oeste do Amazonas, Acre e Rondônia. Sobre o Pará, Amapá e Roraima, há condições de chuvas, mas de forma muito irregular e com baixos volumes no decorrer da semana. A tendência é de tempo seco no Tocantins e leste do Pará, o que deve contribuir para a finalização das operações de colheita e avanço do plantio.

Nordeste: As áreas litorâneas do Nordeste terão chuvas irregulares, especialmente entre o Rio Grande do Norte e Alagoas. Na região do Sealba, o tempo favorece maturação e colheita do feijão e do milho da terceira safra. No entanto, a umidade no solo estará abaixo do ideal para as lavouras de milho em fase de enchimento de grãos em algumas áreas. No oeste da Bahia, o clima quente e seco favorece a colheita do algodão.

Centro-Oeste: A maior parte da região terá tempo firme, sem chuvas e com baixa umidade. No entanto, no início da semana, são esperados temporais localizados em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e sul de Goiás. Apesar de trazerem um alívio temporário ao calor, essas chuvas serão insuficientes para aumentar a umidade do solo, o que pode comprometer o início da semeadura da primeira safra.

Sudeste: Tempo seco na maior parte do Sudeste, com baixa umidade e sem chuvas, o que é benéfico para a maturação e colheita do feijão terceira, milho segunda e trigo, além da cana-de-açúcar. Contudo, temporais isolados são previstos para São Paulo, região do Triângulo Mineiro e sul de Minas Gerais, trazendo consigo raios, rajadas de vento e potencial queda de granizo, o que pode causar danos específicos e impactar a floração em lavouras de café.

Sul: A instabilidade climática será uma constante na região Sul, com previsão de temporais localizados acompanhados de raios, rajadas de vento e possibilidade de granizo. É importante destacar a necessidade de atenção no Rio Grande do Sul, onde são esperados volumes significativos de chuva, o que pode prejudicar o manejo e a saúde das lavouras de trigo, além de impactar o início da semeadura e desenvolvimento da primeira safra.

Informações obtidas no boletim de Progresso de Safra da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)*

Material elaborado pelo metereologista, Gabriel Rodrigues com revisão de Seane Lennon.**

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.