CI

Onda de calor vai impactar as lavouras

Domo de calor traz Impactos nas lavouras de soja, milho e milho


Calor intenso e falta de chuvas podem prejudicar as lavouras de soja Calor intenso e falta de chuvas podem prejudicar as lavouras de soja - Foto: Canva

A semana deve começar com a influência do intenso domo de calor no centro do continente, com o epicentro das temperaturas extremas sobre o norte da Argentina e Paraguai.

Essa massa de ar deve mexer com as condições de tempo sobre a região centro-sul do Brasil, abrangendo os estados do Sul, Centro-Oeste e partes do Sudeste.

Estão previstas temperaturas acima de 38°C, no sudoeste de Mato Grosso, oeste de Mato Grosso do Sul, oeste do Paraná, oeste catarinense, oeste do Rio Grande do Sul. 

O calor intenso deve avançar sobre o estado de São Paulo até o Triângulo Mineiro, onde as medições devem superar os 36°C no período da tarde.

 

 

De maneira geral, apesar dessa massa de ar seco estar centrada no centro do continente, as regiões Norte e Nordeste também devem registrar um aumento nas temperaturas em relação ao final de semana. 

No Centro-Sul do Brasil, além do calor, o dia deve contar com tempo firme, embora algumas instabilidades isoladas e pontuais possam ocorrer sobre o estado de Mato Grosso do Sul.

Já na faixa central do Brasil, um corredor de umidade associado a uma frente fria, garante as condições de chuvas numa faixa que se estende desde a região norte até o Espírito Santo e sul da Bahia.

Entre o nordeste de Minas, norte do Espírito Santo e sul da Bahia, as chuvas podem ser localmente fortes, promovendo acumulações acima dos 40 mm no decorrer do dia.

Chuvas intensas também devem ocorrer na faixa norte da Região Nordeste, avançando sobre o norte do Pará e Amapá, com pontuais que podem superar os 50 mm.

 

Impactos da Previsão do Tempo em Trabalhos:

Lavouras de soja em Floração e Enchimento de Grãos:

Em regiões com altas temperaturas (acima de 38°C e 36°C), há risco de estresse térmico, afetando características de fixação de flores e formação de vagens na soja, o que pode acelerar a maturação e reduzir tanto a qualidade quanto a produtividade dos grãos. A falta de chuvas nessas áreas aumenta o risco de estresse hídrico, comprometendo o desenvolvimento da soja durante as fases críticas e podendo resultar em grãos menores e menor rendimento.

Milho em Floração:

Nas regiões com altas temperaturas e baixa umidade, as culturas de milho em atmosfera são vulneráveis ??ao estresse térmico e hídrico. Isso pode impactar a fertilização das flores, levando a espigas mal formadas e perda de produtividade. O milho é especialmente sensível a condições de estresse durante a atmosfera, com altas temperaturas e falta de umidade, podendo causar redução significativa na produtividade.

Milho Safrinha Sendo Semeado:

Com a semeadura do milho safrinha sob calor intenso e baixa umidade, há riscos de emergência e do estabelecimento inicial das plantas. A germinação do milho é sensível à umidade do solo, e sua ausência pode atrasar ou diminuir a uniformidade da emergência das plantas. Os produtores devem focar na gestão da supervisão para garantir a umidade necessária para uma boa germinação e desenvolvimento inicial das mudas nessas regiões.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.