CI

Alerta: terceira onda de calor afeta o Brasil

Entre os dias 11 e 15 de março, as temperaturas podem subir até 5ºC acima da média em algumas regiões


O país se prepara para enfrentar mais uma onda de calor em 2024 O país se prepara para enfrentar mais uma onda de calor em 2024 - Foto: Pixabay

O país se prepara para enfrentar mais uma onda de calor em 2024, a terceira do ano. Entre os dias 11 e 15 de março, as temperaturas podem subir até 5ºC acima da média em algumas regiões, intensificando o clima seco e sufocante. No Rio Grande do Sul, as regiões mais afetadas serão o Noroeste e parte da Campanha, mas todo o estado sentirá os efeitos da onda de calor. 

Segundo Gabriel Rodrigues, meteorologista do Agrotempo do Portal Agrolink, as previsões indicam um aumento nas temperaturas para os próximos dias, com os termômetros se aproximando dos 36°C nos estados do sul e atingindo até 38°C no Mato Grosso do Sul. Especial atenção é direcionada para a terça-feira (12), quando o calor se intensificará no Rio Grande do Sul, particularmente no sudoeste do Estado, onde as temperaturas podem beirar os 38°C, alerta Rodrigues.

MAIS: Nova onda de calor será crítica para soja

O meteorologista ressalta que o calor intenso será uma condição prevalente nos próximos dias, persistindo até pelo menos o dia 21. Apesar da expectativa de uma frente fria avançando nesse período, a massa de ar quente tende a predominar sobre o Paraguai e o Mato Grosso do Sul, mantendo as temperaturas elevadas e a necessidade de precauções contra os efeitos do calor intenso na região sul do Brasil.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) destaca que, em meio a essa transição do final do verão para o início do outono, é comum observar mudanças rápidas nos padrões meteorológicos. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.