CI

Área de instabilidade provoca mudança no tempo no RS

Para os próximos dias, as instabilidades ganharão força e levarão chuvas para a região central do Brasil


Foto: Pixabay

Para esta quarta-feira (19/05) a condição do tempo, de maneira geral, sofre poucas alterações na região norte e nordeste, especialmente nos sistemas que provocam chuvas nessas localidades. Essa manutenção da circulação atmosférica ocorre na parcela central do país, mantendo o tempo seco em uma grande área no interior do Brasil. Porém na região sul, sobretudo no sul da região, há condições para mudança com a aproximação de uma área de instabilidade vinda do norte da Argentina.

Para os próximos dias, as instabilidades ganham força no sul do país, podendo provocar chuvas volumosas entre o norte do RS e no estado de SC, além do retorno das chuvas em alguns pontos do PR. Essas instabilidades, ganham força o suficiente para quebrar a condição de bloqueio da alta pressão no centro do país, levando essas chuvas para o MS, SP e sul do MT entre sábado (22/05) e domingo (23). Além disso, com a evolução desse sistema dará forma a uma frente fria na entrada da próxima semana, configurando um canal de umidade que sai da região amazônica até o sudeste do país. 

Saiba como fica o tempo para cada região: 

Região Norte
A condição do tempo sobre o norte da região norte do país continua sob o domínio dos sistemas que favorecem as chuvas volumosas nessa localidade, como a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), o forte calor e a alta disponibilidade de umidade no ar. deste modo, ainda são esperadas chuvas fortes especialmente ao norte do estado do AM e RR, podendo passar dos 70 mm pontualmente. As chuvas também estarão presentes no estado do AP, PA e norte do TO. No entanto, ao sul do estado do TO, RO e AC essa condição para chuvas são menores, devido a atuação da massa de ar seco na região central do país. 

Região Nordeste
A atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT),mantém a condição de chuvas na região nordeste, além da influência dos ventos de leste que trazem a umidade do mar para a região. Assim, entre o MA e CE há chances para chuvas no decorrer do dia, e provocar acumulados próximos dos 20 mm pontualmente. Outra área com condições para chuvas na região nordeste, é na faixa leste entre RN e AL, devido a influência de uma frente fria posicionada no oceano que auxilia no transporte de umidade para a região. 

Região Centro-Oeste
De maneira geral, o tempo será quente e seco em toda a região centro-oeste. Isso por conta de um sistema de alta pressão que impede a chegada de umidade e consequentemente a formação de nuvens carregadas sobre a região. E deste modo, existe uma tendência de menos cobertura de nuvens, fazendo com que a superfície fique mais exposta a radiação solar o que provoca um maior aquecimento. Assim, as temperaturas poderão se aproximar dos 34°C no norte do MS e sul do MT nesta tarde, com índices de umidade relativa do ar abaixo dos 20% nessas regiões e ao sul de GO.

Região Sudeste
O tempo seco ainda predomina em quase toda a região sudeste devido a área de alta pressão, a 5 km acima da superfície, que impede a formação de nuvens carregadas, favorecendo uma tarde seca e com temperaturas elevadas, sobretudo, no oeste do estado de SP e na metade oeste do estado de MG. Entre o leste de MG, leste de SP e nos estados de RJ e ES, o tempo terá uma maior variação de nebulosidade,  influência da circulação marítima, porém sem possibilidade para chuvas. O dia também terá uma grande variação na temperatura, em todo o estado de SP e na região central de MG, o amanhecer será ameno, com temperaturas próxima dos 15°C e no período da tarde, os termômetros podem passar dos 33°C, especialmente no oeste paulista e norte mineiro.

Região Sul
A maior mudança no tempo sobre o país, ficará ao sul da região sul, devido a aproximação de um cavado - região alongada de baixa pressão - pelo norte da Argentina. Este sistema provoca instabilidades na atmosfera e poderá chegar ao sul e oeste do estado gaúcho entre a tarde e noite, provocando chuvas pontuais. Apesar disso, o tempo será firme no período da manhã no RS e no dia todo em SC e no PR. E no período da manhã, com o tempo limpo e com as temperaturas baixas, há condições para formação de geadas, especialmente nas regiões serranas. Vale destacar as altas temperaturas ao noroeste do estado do PR, que podem se aproximar dos 33°C com índices de umidade relativa do ar abaixo dos 30%.

Veja os mapas de como ficam as temperaturas e as chuvas:

Chuva

:


Temperatura Máxima:

Condição para formação de Geadas:

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.