CI

Avanço de frente fria provocará chuvas fortes

As chuvas não avançarão para a região central do Brasil, onde o tempo prevalece seco e quente. 


Foto: Pixabay

O avanço de uma frente fria neste final de semana continuará provocando chuvas fortes em algumas regiões do sul do país, além do forte declínio das temperaturas devido ao avanço da massa de ar polar na retaguarda deste sistema. Entretanto, as chuvas não avançarão para a região central do Brasil, onde o tempo prevalece seco e quente. 

Sábado (29/05)
Para este sábado, o sistema que atuou no dia anterior sobre o RS avança para os demais estados na forma de uma frente fria. Desta forma são esperadas pancadas de chuvas sobre SC, PR, SP e sul do MS. Sendo que ao sul do MS e na região central do PR essas chuvas poderão ocorrer na forma de temporais localmente fortes. 

À medida que a frente fria avança, uma massa de ar frio e seco se aproxima do RS, provocando um forte declínio nas temperaturas. E é esperado uma noite fria sobre a região sul do RS neste sábado.

Outra região com volumes significativos de chuvas, será no extremo norte do país, especialmente sobre RR, AP e norte do PA e do AM. Essas chuvas poderão ocorrer ao norte do MA e PI, porém com uma distribuição irregular.

Já nas demais áreas do país o tempo segue seco, com temperaturas elevadas e baix índices de umidade relativa do ar. Sobretudo no interior nordestino e região central do centro-oeste.

Domingo (30/05)
A frente fria ganha força no domingo, com um reforço na quantidade de umidade trazida pelos jatos de baixos níveis, que são correntes de vento a cerca de 1.5 km de altitude, que trazem o ar quente e úmido da região amazônica para o sul. E com isso, entre o sul do MS, todo o estado do PR, norte de SC e sul de SP há condições para chuvas volumosas. As instabilidade também ocorreram no sul de MG e RJ. 

No RS, o amanhecer será bastante gelado, com condições para temperaturas negativas e formação de geadas fortes, particularmente no sul do estado e nas regiões serranas de SC. E a tendência é que o dia tenha temperaturas baixas até mesmo no período da tarde. 

As chuvas na região norte, avançam um pouco para oeste aumentando as condições para pancadas isoladas sobre o AC, porém elas continuam sobre o AM, RR e AP. Diminuindo de intensidade sobre o PA e norte do MA. 

Sobre a região central do país, a condição continua sem grandes mudanças, sob a influência da massa de ar seco que mantém as condições para as temperaturas elevadas no período da tarde e baixos índices de umidade relativa do ar.


Sábado:

Domingo:

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.