CI

Chuvas fortes complicam colheita de soja

Regiões do MATOPIBA podem ter atrasos na colheita da soja nesta sexta


Precipitações acima de 70mm podem atrasar colheita e prejudicar qualidade dos grãos em áreas do centro-norte do Brasil Precipitações acima de 70mm podem atrasar colheita e prejudicar qualidade dos grãos em áreas do centro-norte do Brasil - Foto: USDA

A sexta-feira (05.04) será marcada pela intensificação das instabilidades na região Norte e Nordeste do Brasil. As projeções indicam chuvas acima dos 70 mm em algumas localidades.

Este cenário de chuvas frequentes no centro-norte do Brasil, afetando desde o norte da região Centro-Oeste, vem atrapalhando as operações em campo. Tanto nos tratos culturais, quanto nas operações de colheita da soja naquelas áreas que historicamente colhem mais para o final do ciclo.

Clique aqui e acesse AGROTEMPO

Por outro lado, a falta de chuvas na faixa central, entre o Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo vem limitando o potencial produtivo de algumas lavouras de milho safrinha, devido ao estresse térmico e hídrico – mesmo que as temperaturas não sejam extremas na região.

Na fronteira sul do Brasil, o avanço de uma frente fria favorece a formação de chuvas nos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Essas precipitações são particularmente significativas para as lavouras de verão, que atualmente atravessam fases intermediárias do ciclo.
 

Veja o mapa de previsão e o texto por região

Região Norte

As instabilidades tropicais devem ser reforçadas na região, elevando as condições de chuvas entre o norte do Amazonas e sul de Roraima, onde as projeções indicam mais de 70 mm no decorrer do dia. Contudo, setores do Acre, Roraima, extremo norte de Roraima e norte do Amapá devem registrar instabilidades mais irregulares e passageiras. 

 

Região Nordeste

A ZCIT segue como o principal sistema de chuvas para esta sexta-feira na região, mantendo a possibilidade de instabilidades localmente fortes ao norte do Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte. Essas chuvas podem ser superiores aos 50 mm  de maneira pontual, trazendo uma condição de complicação para as operações em campo, bem como a degradação das vias de escoamento. Apenas áreas do leste, entre Sergipe e Paraíba devem contar com uma condição de tempo seco nesta sexta.

 

Região Centro-Oeste

As nuvens carregadas devem se formar alinhadas com os corredores de umidade na região. Além disso, instabilidades de altitude também contribuem com a formação das nuvens carregadas na região. Desta forma, a metade norte da região segue com condições elevadas para o registro das chuvas, com destaque para o norte de Mato Grosso, onde os pontuais podem superar os 40 mm de maneira isolada. Por outro lado, o estado de Mato Grosso do Sul deverá ter uma condição de tempo influenciada por uma massa de ar quente e seca, inibindo a formação das instabilidades e mantendo as temperaturas elevadas. 

 

Região Sudeste

As condições de chuvas seguem elevadas na faixa norte da região, ao passo que o tempo deve ser mais seco em áreas de São Paulo, sul de Minas, Rio de Janeiro e Espírito Santo. As temperaturas também devem ser mais elevadas nas áreas de tempo firme. O tempo mais firme é associado a uma região de alta pressão que está impedindo o avanço mais significativo das instabilidades, situação que deve persistir ao longo dos próximos dias.

 

Região Sul

A frente fria deve continuar atuando na região, concentrando as chuvas no nordeste do Rio Grande do Sul, leste de Santa Catarina e leste do Paraná. Nessas localidades as condições indicam possibilidade de acumulados acima dos 30 mm no decorrer do período. Tamb?em vale ressaltar que, grande parte do estado Gaúcho e Catarinense devem ter um dia de tempo encoberto e chuvas a qualquer momento. Por outro lado, o norte e oeste do Paraná, seguem com condições de tempo firme e temperaturas mais elevadas. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.