CI

Ainda que adiantada, colheita da soja é impactada pelo clima

Precipitações atrapalham colheita em algumas regiões, mas beneficiam desenvolvimento em outras


Enquanto a colheita da soja é interrompida por chuvas em MT e PR, o RS e BA se beneficiam das precipitações Enquanto a colheita da soja é interrompida por chuvas em MT e PR, o RS e BA se beneficiam das precipitações - Foto: United Soybean Board

De acordo com o recente Boletim Semanal da Conab, as chuvas afetam o ritmo de colheita da soja em algumas regiões, mas beneficiam o desenvolvimento das lavouras em outras. Enquanto a colheita da soja é interrompida por chuvas em Mato Grosso e Paraná, o Rio Grande do Sul e Bahia se beneficiam das precipitações para o desenvolvimento das lavouras. Relatório destaca preocupação com a ferrugem asiática em diversas regiões.

Em Mato Grosso, as chuvas apresentaram um efeito ambivalente, ao reduzir o ritmo da colheita e elevar a umidade dos grãos, embora ainda dentro de parâmetros aceitáveis. Já no Rio Grande do Sul, as precipitações, embora esporádicas, têm sido benéficas para o desenvolvimento das lavouras. Contudo, o relatório evidencia uma preocupação generalizada com a incidência de doenças, destacando-se a ferrugem asiática, que tem afetado diversas regiões.

No Paraná, as chuvas favoreceram o desenvolvimento de lavouras plantadas mais tarde, mas simultaneamente interromperam a colheita daquelas em estágio mais avançado. O estado de Goiás apresenta um cenário misto, com a colheita em fase de finalização no Sudoeste, enquanto nas regiões Leste, Norte e Oeste, as lavouras encontram-se nas etapas de enchimento de grãos e maturação.

Em Mato Grosso do Sul, a colheita prossegue em ritmo regular. Já na Bahia , observa-se um cenário positivo, com lavouras apresentando desenvolvimento e produtividade superiores às estimativas iniciais. 

Tocantins  relata um clima favorável para a colheita, e as lavouras mostram boas condições de sanidade. No Maranhão , apesar das chuvas na região Sul, a colheita continua avançando, enquanto nas outras regiões há uma recuperação das lavouras devido à estabilidade das precipitações.

O Piauí  reporta um bom desenvolvimento da maioria das lavouras, embora as chuvas provoquem interrupções temporárias na colheita em algumas áreas. 

Por fim, no Pará, as chuvas estão promovendo um bom desenvolvimento das lavouras, porém, como em outras regiões, criam desafios para a colheita.

 

PROGRESSO DA SAFRA: Semana de 4 a 10 de março de 2024. Percentual da área semeada nacional: 100%

Fonte:Conab

A colheita da soja avançou em pelo menos 55,8% das áreas monitoradas pela Conab, representando um valor 5,3% superior ao ritmo da safra passada. O destaque é o estado do Mato Grosso, sendo o mais adiantado no andamento da colheita.

Ainda assim, uma parte considerável das lavouras ainda estão em estádios do meio do ciclo, com 20,3% ainda em enchimento de grãos, precisando de algumas chuvas – especialmente no Rio Grande do Sul.

Fonte: Conab. Elaboração Agrotempo.
 

Progresso da colheita

  • Tocantins: Crescimento de 20% (semana passada 35%, agora 55%). Em comparação à safra anterior (80%), menor progresso.
  • Maranhão: Aumento de 21% (de 16% para 37%). Menor do que 41% da safra anterior.
  • Piauí: Cresceu 2% (de 4% para 6%). Bem abaixo dos 23% do ciclo passado.
  • Bahia: Aumento de 7,3% (de 7,7% para 15%). Menor que 21% da safra anterior.
  • Mato Grosso: Avançou 6,9% (de 82,4% para 89,3%). Ligeiramente abaixo dos 94,7% da safra passada.
  • Mato Grosso do Sul: Crescimento de 13% (de 65% para 78%). Supera os 58% da safra anterior.
  • Goiás: Avanço de 11% (de 52% para 63%). Menos do que os 72% da safra anterior.
  • Minas Gerais: Aumento de 6% (de 39% para 45%). Abaixo dos 54,9% da safra passada.
  • São Paulo: Crescimento significativo de 20% (de 45% para 65%). Acima dos 40% da safra anterior.
  • Paraná: Aumento de 12% (de 52% para 64%). Acima dos 33% da safra anterior.
  • Santa Catarina: Crescimento de 5% (de 7% para 12%). Supera os 4% da safra passada.
  • Rio Grande do Sul: Sem variação (0%). Igual à safra anterior.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.