CI

Clima ainda define preço da soja nos EUA

Baixas temperaturas suscitando dúvidas sobre produtividade norte-americana


O preço da soja na Bolsa de Cereais de Chicago registrou na quarta-feira (28.08) alta de 6,50 pontos no contrato de Setembro/19, fechando em US$ 8,5275 por bushel. Os demais vencimentos em destaque da commodity na CBOT também fecharam a sessão com valorizações entre 5,75 e 6,50 pontos.

Os principais contratos futuros tiveram um dia de ganhos no mercado norte-americano da soja, com baixas temperaturas suscitando dúvidas sobre produtividade norte-americana. “Os operadores observaram os mapas climáticos e incorporaram certo temor pelo potencial dos rendimentos. Segundo indicam os prognósticos, haveria possibilidade de temperaturas mais baixas do que o normal em algumas regiões para os próximos dias”, aponta a T&F Consultoria Agroeconômica.

De acordo com a Consultoria ARC Mercosul, uma nova variável dominou o mercado: “O Secretário da Agricultura dos EUA, Perdue, afirmou que a atual Presidência está trabalhando em caminhos para incentivar a demanda por biocombustíveis estadunidenses, incluindo investimentos governamentais em infraestrutura. Nenhum prazo foi anunciado, entretanto a novidade disparou um movimento de alta nas principais commodities agrícolas, principalmente no milho”. 

Voltando aos fundamentos básicos, a ARC alerta que há 6,5 milhões de hectares de soja que estão entrando em estágio de definição de vagens: “Em média, estes talhões irão levar de 6-8 semanas para atingir a maturidade completa. Sendo assim, as geadas terão que ‘atrasar’ até o fim de outubro, para que nenhum problema seja ocasionado por esta intempérie climática”, concluem os analistas da ARC Mercosul.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.