CI

Clima favorável aumenta a produtividade da soja no Paraguai

USDA prevê aumento 4% de Safra 2023/24, em relação ao ano anterior.


Safra 2023/24 é estimada em 10,5 milhões de toneladas. Safra 2023/24 é estimada em 10,5 milhões de toneladas. - Foto: Divulgação

Segundo as últimas projeções do boletim de Produção Agrícola Mundial (WAP) do USDA, a produção de soja no Paraguai para a Safra 2023/24 está estimada em 10,5 milhões de toneladas. Esse resultado representa um aumento de 2% em relação ao mês anterior e de 4% em comparação com a safra anterior, consolidando a posição do país como um importante player no mercado global de soja.

A produtividade das lavouras também acompanhou a tendência ascendente, chegando a 2,95 toneladas por hectare. Essa estimativa representa um incremento de 2% em relação ao mês passado e de 6% na comparação com o ano anterior.

Em relação à área colhida, o USDA indica uma ligeira expansão para 3,56 milhões de hectares. Apesar do aumento em relação ao mês anterior, essa área representa uma diminuição de 1% em comparação com a Safra 2022/23.

A principal estação de cultivo de soja no Paraguai ocorre de setembro a novembro, com a colheita de dezembro a março. Chuvas de “dentro” a “acima” do normal ocorreram durante a estação de crescimento para as principais áreas de soja.

Além disso, as condições das culturas, evidenciadas através do Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI) derivado de satélite, destacam as condições acima da média durante a estação de crescimento.




Fonte: USDA

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.