CI

Colheita do milho de verão traz perspectivas variadas

Chuvas e temperaturas irregulares afetam a produção em algumas regiões


A colheita é um momento decisivo que determina o volume final da produção e, consequentemente, o retorno financeiro para os produtores A colheita é um momento decisivo que determina o volume final da produção e, consequentemente, o retorno financeiro para os produtores - Foto: Nadia Borges

A colheita de milho no Brasil está em curso, mas enfrenta desafios em alguns estados, como indicado pelo recente boletim semanal da Conab. As chuvas atrasam o processo no Rio Grande do Sul, enquanto a seca afeta o Centro-Sul e Centro-Norte da Bahia. No entanto, há boas perspectivas para o Extremo-Oeste da Bahia, Piauí, Maranhão e Santa Catarina.

Em Minas Gerais, a fase de colheita está em curso, indicando um período para os agricultores do estado. A colheita é um momento decisivo que determina o volume final da produção e, consequentemente, o retorno financeiro para os produtores.  

No Rio Grande do Sul, as recentes chuvas têm representado um desafio significativo para o avanço da colheita. Além de retardar o processo, essas condições meteorológicas adversas causaram o acamamento de muitas lavouras, uma condição que pode afetar negativamente os rendimentos 

Na Bahia, particularmente na região do Extremo-Oeste, as lavouras de milho de verão mostram um bom desenvolvimento. Este é um indicativo positivo, refletindo possivelmente um manejo eficiente e condições climáticas favoráveis. Contudo, no Centro-Sul e Centro-Norte do estado, a redução nas precipitações têm impactado o potencial produtivo,.

Nos estados do Piauí e Maranhão, as condições têm sido mais favoráveis, com boas chuvas contribuindo para o desenvolvimento satisfatório das lavouras. Em Santa Catarina, a colheita de milho de verão prossegue, e as lavouras plantadas mais tarde estão demonstrando um desempenho superior.

Por fim, no Paraná, a variabilidade nas produtividades podem ser associadas aos períodos de chuvas irregulares e temperaturas mais elevadas.

PROGRESSO DA SAFRA
Semana de 18 a 24 de março de 2024.
Percentual da área semeada nacional: 100%

Fonte:Conab

A colheita avança em 42,8% das lavouras monitoradas, ligeiramente adiantado se comparado ao mesmo período da safra anterior (41,9%). 

Pode-se dizer que a safra está a caminho do final do ciclo, visto que apenas 2,8% das lavouras ainda estão em desenvolvimento vegetativo, ao passo que 28% está em maturação.

Fonte: Conab. Elaboração: Agrotempo.

Progresso da colheita

 

  • Maranhão, Piauí e Goiás: Ainda não iniciaram as operações de colheita, alinhado com a safra passada.
  • Bahia: Colheita aumentou de 0.0% para 2.6% (+2.6%). Em comparação, estava em 40.0% na safra anterior.
  • Minas Gerais: Colheita avançou de 22.0% para 28.0% (+6.0%). Na safra passada, também estava em 28.0%.
  • São Paulo: Colheita subiu de 45.0% para 75.0% (+30.0%). Significativamente menor que os 90.0% da safra anterior.
  • Paraná: Progresso da colheita de 82.0% para 87.0% (+5.0%). Abaixo dos 57.0% na safra anterior.
  • Santa Catarina: Aumento de 62.0% para 78.0% (+16.0%). Comparado a 70.0% na safra passada.
  • Rio Grande do Sul: Crescimento de 75.0% para 76.0% (+1.0%). Pouco acima dos 71.0% da safra anterior.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.