CI

El Niño enfraquece, La Niña pode influenciar safras

El Niño enfraquece e La Niña pode influenciar safra de inverno e pré-plantio da próxima temporada.


Anomalias de temperatura da superfície do mar no Pacífico tropical Anomalias de temperatura da superfície do mar no Pacífico tropical - Foto: NOAA

O El Niño, o evento climático que causa o aquecimento das águas do Oceano Pacífico tropical, ainda persiste, mas apresenta uma tendência constante de enfraquecimento. Modelos climáticos indicam que as temperaturas da superfície do mar no Pacífico tropical central devem continuar diminuindo, com a previsão de que o evento retorne a condições neutras do ENOS (El Niño-Oscilação Sul) no outono de 2024.

Segundo as projeções do Bureau de Meteorologia da Austrália, as condições de Neutralidade podem se configurar em Maio e persistir até o final do prognóstico, em Agosto, onde alguns membros da previsão indicam valores entre ±0.8°C de anomalias de temperatura no mês – um dos critérios adotados pelo centro em questão para a definição do fenômeno.

Assim, o pré-plantio das lavouras dos cereais de inverno (trigo, aveia, cevada, triticale) na região sul devem ocorrer sob condições de Neutralidade. O mesmo vale para o avanço das colheitas da primeira safra, como arroz, milho e finalização da safra de soja. Já o algodão e milho safrinha devem se desenvolver sob condições favoráveis em praticamente todas as regiões.

 

Pluma de projeções do Bureau de Meteorologia da Austrália. Fonte: BOM

Por outro lado, a projeção do Centro de Previsões Climáticas da NOAA, sinaliza para um declínio mais acentuado nas anomalias de temperatura da superfície do mar na região do Niño 3.4.

O prognóstico estadunidense mostra a entrada da condição de Neutralidade já em Abril – média das anomalias abaixo dos +0.5°C –  migrando rápidamente para La Niña, entre Maio e Junho – anomalias abaixo de -0.5°.

 

Pluma de projeções do Centro de Previsões Climáticas. Fonte: NOAA

Um dos fatores que vêm corroborando com a forte tendência de enfraquecimento do El Niño e desenvolvimento da La Niña na projeção do NOAA, são as temperaturas abaixo da superfície do mar. Os bolsões de águas mais frias estão predominando as condições abaixo da superfície do oceano.

 

Anomalias de temperatura abaixo da superfície na região do Niño3.4. Áreas em azul indicam temperaturas abaixo da média, áreas em amarelo e vermelho indicam temperaturas acima da média.  Fonte: NOAA.

 

Caso o cenário da projeção norte-americana se confirme, o desenvolvimento da safra de inverno no Brasil pode ocorrer sob as condições de La Niña, ao passo que o pré-plantio e muito provavelmente a safra 2024/25 se desenvolve com a influência do La Niña.

O último período que houve o registro de uma transição mais acentuada foi no ano de 2010, saindo da condição de El Nino (condição atual) para La Niña (condição inversa) entre Março e Junho.

Tabela do Índice Oceânico Niño para a transição de 2010. Os valores são calculados a partir da média móvel para três meses. Períodos com valores acima de +0.5 é classificado como Niño (vermelho). Períodos com médias abaixo de -0.5°C (azul) indica a atuação da La Niña. Valores em preto refere-se à neutralidade. Fonte: NOAA.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.