CI

Frente fria chega ao Sudeste e reduz as temperautras

Frente fria traz chuvas intensas para o Sudeste e frio para o Sul, enquanto o Norte enfrenta risco de inundações.


Frente fria no sudeste, risco para alagamentos ao norte e frio na região sul Frente fria no sudeste, risco para alagamentos ao norte e frio na região sul - Foto: Organização Meteorológica Mundial

(06.03) traz condições de chuvas intensas em algumas áreas, com possibilidade de acumulados acima dos 40 mm no decorrer do dia. 

Ao mesmo tempo, uma massa de ar mais frio deve avançar sobre o sul do Brasil, provocando o declínio acentuado das temperaturas, favorecendo o amanhecer com termômetros abaixo dos 5°C nos pontos de maior altitude. 

Clique aqui e acesse AGROTEMPO

Já na região norte, destaque para a possibilidade de inundações no Acre, devido às chuvas volumosas dos últimos dias, somada à previsão de chuvas intensas para esta quarta.

Nas demais regiões do país, as instabilidades acontecem de maneira isolada e passageira. 

Em relação às temperaturas, a frente fria favorece a redução do intenso calor sobre a região Sudeste e Centro-Oeste, ainda que os termômetros fiquem acima dos 33°C.

No campo, as condições são favoráveis para a maior parte dos cultivos. As chuvas mais frequentes estão garantindo bons suprimentos de umidade no solo para o desenvolvimento das culturas, embora traga a necessidade de reforço no monitoramento fitossanitário.

 

Veja o mapa para hoje e a previsão para a sua região

 

 

Região Norte: Situação de Atenção no AC

As condições indicam um panorama de chuvas mais regulares no leste da região, como no Pará, leste do Amazonas e Tocantins. Contudo, segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden)  a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos na mesorregião Vale do Acre, no estado do Acre, com destaque para o município de Rio Branco devido à propagação das ondas de cheia do rio Acre, que ainda se encontra acima da cota de inundação, em elevação nos municípios a jusante de Xapuri.

 

Região Nordeste: Chuvas mais irregulares nesta quarta

São esperadas pancadas isoladas e passageiras em praticamente toda a região, contudo, na BA essas chuvas devem ser mais isoladas e mais escassas. Os maiores acumulados devem se concentrar ao norte do Maranhão e Piauí, com possibilidade de até 20 mm no decorrer do dia. Entre o Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba, as chuvas também podem ser um pouco mais recorrentes, com volumes entre 3 e 7 mm. Em Pernambuco e SEALBA, o predomínio deve ser de sol e temperaturas elevadas, acima dos 35°C.

 

Região Centro-Oeste: Frente fria traz redução no intenso calor

Os corredores de umidade devem ficar mais organizados sobre a região, devido à atuação de uma frente fria na região sudeste. Assim as condições de chuvas são elevadas nos três estados da região. No entanto, são pancadas isoladas e passageiras, com volumes variando entre os 10 e 20 mm. As temperaturas terão uma ligeira redução, saindo dos 38°C para a casa dos 35°C em Mato Grosso do Sul. Em Mato Grosso e Goiás, mesmo com a possibilidade, as operações em campo devem prosseguir sem grandes interrupções. 

 

Região Sudeste: Frio de 5°C nas Serra; Chuvas ainda persistem no PR

A frente fria chega à região elevando as condições, organizando as chuvas em quase todos os setores. A diferença em relação aos dias anteriores é que essas instabilidades podem ocorrer de forma mais organizada e abrangente. Além disso, há potencial para acumulados acima dos 40 mm no leste de São Paulo, Sul e Leste de Minas Gerais, com potencial para transtornos. Já em áreas do Noroeste Paulista, Triângulo Mineiro e Noroeste de Minas, as chuvas devem ser mais irregulares. Já ao norte da região a condição será de tempo firme.  As chuvas trazem redução nas temperaturas, ainda que os termômetros possam ficar acima dos 33°C no oeste Paulista.

 

Região Sul: Frente fria e chegada do ar frio

Após a passagem das chuvas, uma massa de ar frio deve adentrar o sul da região, provocando o declínio nas temperaturas sobre o Rio Grande do Sul e Serra Catarinense. O dia pode começar com registros abaixo dos 5°C nos pontos de maior altitude ao norte Gaúcho, e várias estações registrarem temperaturas na casa dos 10°C no interior do estado. Entretanto, com a forte presença do sol, os termômetros sobem rapidamente no período da tarde, devendo ficar acima dos 15°C, marcando assim um dia de grande amplitude térmica no Rio Grande do Sul. Por outro lado, as instabilidades ainda devem persistir sobre o oeste de Santa Catarina e Paraná, onde os acumulados variam entre os 10 e 15 mm.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.