CI

Instabilidades ganham força

ZCIT persiste ao Norte e Nordeste, sistema de baixa pressão no Sul e corredores de umidade no Centro-Oeste


Instabilidades devem ocorrer de maneira persistente ao longo do dia Instabilidades devem ocorrer de maneira persistente ao longo do dia - Foto: NOAA

As condições de tempo ao longo desta quinta-feira (11.04) indicam o aumento das instabilidades na região Sul e Centro-Oeste. Ao passo que as instabilidades permanecem elevadas sobre a faixa norte do Nordeste e Norte. Um cavado – região alongada de baixa pressão – deve intensificar as instabilidades na região sul, com possibilidade de acumulados acima dos 30 mm no decorrer do dia, que devem ocorrer na forma de chuvas persistentes.

Clique aqui e acesse AGROTEMPO

Os corredores de umidade também devem organizar as instabilidades na região Centro-Oeste, elevando as condições de chuvas na faixa oeste da região. Já na faixa Norte do Brasil, as instabilidades seguem alinhadas com a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) intensificando as chuvas em regiões já afetadas pelas chuvas frequentes.

Veja o mapa de previsão e o texto por região

 

Região Norte

A presença das instabilidades tropicais, combinadas com o calor e umidade devem resultar em condições de chuvas intensas no estado do Amazonas, com possibilidade de acumulados superiores aos 60 mm na região de Manaus. Essas chuvas mais pesadas também se espalham pela faixa norte do Pará e sul do Amapá. Já na região do AMACRO, a expectativa é de chuvas mais irregulares, assim como no Tocantins. As condições de tempo seguem com o predomínio do sol ao norte de Roraima.

 

Região Nordeste

As instabilidades associadas à ZCIT ainda são a regra na condição de tempo ao norte do Nordeste, com destaque para o norte do Piauí, onde os acumulados podem se aproximar dos 50 mm numa sequ?ncia de dias com chuvas  intensas. Essas instabilidades se espalham por toda a faixa norte da região, desde o Maranhão até o Rio Grande do Norte, onde também são esperadas pancadas de chuva mais intensas. Na Bahia, as perspectivas indicam possibilidade de chuvas em todo o estado, entretanto, os volumes variam entre os 3 e 7 mm na maioria dos setores. As temperaturas permanecem elevadas, resultando em sensação de abafamento. 

 

Região Centro-Oeste

Os corredores de umidade permanecem ativos, com as chuvas se concentrando no oeste e no oeste da região. Porém algumas projeções indicam chuvas intensas ao norte do Mato Grosso do Sul, sul de Mato Grosso e sul de Goiás, com acumulados que devem variar entre os 20 a 40 mm. A tendência é de chuvas mais irregulares no nordeste de Mato Grosso e Goiás, sendo que essas chuvas devem ser bem distribuídas ao longo do dia.  As temperaturas máximas devem sofrer uma ligeira redução, mas o calor ainda segue forte na região. 

 

Região Sudeste

A previsão indica um aumento das instabilidades na região, embora os acumulados previstos sejam inferiores aos 10 mm na maior parte dos setores. Contudo, algumas projeções indicam chuvas mais fortes no Vale do Paraíba, que podem se manifestar na forma de temporais isolados.  Ainda é esperada uma condição de tempo firme no centro-sul de São Paulo, centro-norte de Minas Gerais e Espírito Santo. A tendência também indica uma redução das temperaturas no estado de São Paulo e um ligeiro aumento sobre Minas Gerais. 

 

Região Sul

O prolongamento de um cavado – região alongada de baixa pressão – deve aumentar as condições de chuvas sobre a faixa norte do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com possibilidade de pontuais acima dos 30 mm no decorrer do período. Essas instabilidades devem ocorrer de maneira persistente ao longo do dia, sem expectativas de tempo adverso na região. Por outro lado, praticamente todo o estado do Paraná de sul do Rio Grande do Sul, devem contar com o tempo firme, com possibilidade de redução nas temperaturas máximas ao sul da região, enquanto no norte do Paraná seguem com marcas ainda elevadas, mas inferiores aos registrados no último dia. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.