CI

Milho argentino perde qualidade, soja se mantém firme

Clima irregular, pragas e excesso de calor afetam lavouras argentinas


Lavouras de milho argentino sofrem com queda na qualidade devido ao clima irregular e onda de calor. Soja se mantém estável Lavouras de milho argentino sofrem com queda na qualidade devido ao clima irregular e onda de calor. Soja se mantém estável - Foto: Canva

De acordo com o mais recente boletim semanal do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA) da Argentina, o estado geral das lavouras é considerado bom, embora a situação seja irregular – variando de regular a ruim em algumas regiões, enquanto outras sofrem com excessos hídricos. Neste momento crucial, é realizada a implementação de controle de pragas e doenças de fim de ciclo, crucial para a definição dos rendimentos.

A disponibilidade hídrica nos solos argentinos mostra um contraste entre as diferentes regiões. Os setores mais ao norte e sul estão enfrentando baixa disponibilidade hídrica com menos de 30% na camada de 1 metro de solo. Assim como em áreas do sul das regiões produtoras, embora os índices variam entre 40 a 90%. Porém há localidades com excesso de umidade, com picos de 100% em setores em Entre Ríos (leste) e Buenos Aires (nordeste).

Já o monitoramento das temperaturas registradas durante a última semana mostram um aumento acima do esperado para a época do ano, especialmente no centro e norte da Argentina. Regiões como Chaco, Formosa e o leste de Salta experimentaram médias superiores a 34°C, com picos acima de 35°C em várias localidades, incluindo o norte de Santa Fé e Córdoba. Esta onda de calor persiste por 4 a 7 dias de temperaturas altas, o que pode afetar o desenvolvimento das lavouras, especialmente em fases críticas de crescimento.

No que diz respeito às condições das lavouras, a soja não apresentou variação em relação ao monitoramento anterior. Isso é válido tanto para a soja de plantio precoce quanto tardio. Mas vale destacar que as lavouras ao norte e sul das regiões produtoras estão classificadas como “regulares a mal”.

O destaque é direcionado para as áreas de milho ao norte do país que caíram na classificação do estado geral das lavouras, tendo mais áreas sendo indicadas como “regular”.


Fonte: Inta

Confira as condições da lavouras, de acordo com o INTA:

Milho: O cereal se encontra entre o enchimento de grãos e a maturação em Buenos Aires e Santa Fé. No restante das províncias mencionadas, observam-se milhos tardios entre floração e enchimento de grão, e milho precoces entre enchimento de grão e maturidade. Em algumas zonas, iniciou-se a colheita, sendo Entre Ríos e Santa Fé as províncias mais avançadas.

Soja: O cultivo de primeira está majoritariamente entre o enchimento de grão e o início da maturidade. O cultivo de segunda se encontra entre a floração e o enchimento de grãos.

Girassol: O cultivo se encontra na maturidade na maior parte da superfície com presença do cultivo. Além disso, em Chaco, Corrientes e Entre Ríos, finalizou-se a colheita. A nível nacional, a colheita alcançou 77% da área.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.