CI

Desenvolvimento do milho safra é promissor

Algumas regiões demandam atenção para chuvas irregulares e estresse hídrico


Cenário é positivo para a produção em algumas regiões do Brasil Cenário é positivo para a produção em algumas regiões do Brasil - Foto: USDA

Segundo dados do boletim da Conab a safrinha de milho 2024 está em pleno desenvolvimento, com cenários distintos se desenhando nas diferentes regiões do Brasil. De um lado, condições climáticas favoráveis impulsionam o bom desenvolvimento das lavouras, elevando as expectativas de rendimento. Por outro lado, a falta de chuvas e as altas temperaturas podem trazer impactos na produtividade.

No estado de Mato Grosso, as lavouras de milho safrinha vêm apresentando um bom desenvolvimento, indicando um cenário positivo. Essas condições podem ser atribuídas às condições climáticas favoráveis que predominaram na região durante o período crítico de desenvolvimento das culturas.

Em contrapartida, no Paraná, a situação é mais delicada devido à falta de chuvas e às altas temperaturas registradas, especialmente nas regiões Oeste, Norte e Centro Ocidental do estado. Essas condições adversas podem impactar significativamente o potencial produtivo das lavouras de milho safrinha, colocando em risco a produtividade da região.

No Mato Grosso do Sul, as lavouras localizadas nas regiões Sudoeste e Leste enfrentam estresse hídrico, uma condição que pode comprometer o desenvolvimento das plantas e, consequentemente, a produção final.  

Em Goiás, a variação entre períodos de chuvas e de sol tem favorecido o desenvolvimento da cultura do milho safrinha, criando um ambiente propício para o crescimento das plantas.  

No estado de Minas Gerais, o plantio de milho safrinha prossegue em algumas regiões, embora com uma redução do pacote tecnológico aplicado.  

Nas regiões do Maranhão, Piauí e Tocantins, as lavouras se desenvolvem sob boas condições, indicando um potencial favorável para a safra nestes estados. 

Por fim, no Pará, especialmente no polo de Redenção, registra-se um excelente desenvolvimento das lavouras de milho safrinha, apontando para a possibilidade de uma safra produtiva na região.

PROGRESSO DA SAFRA
Semana de 18 a 24 de março de 2024.
Percentual da área semeada nacional: 96,8%

Fonte:Conab

As operações de plantio estão caminhando para a reta final, com 96,8% das lavouras já em campo. Sendo que dessas apenas as que foram semeadas no final da janela ainda estão em emergência (6,2%). ao passo que, as mais adiantadas, semeadas no inicio da janela de plantio já passaram pela floração e estão entrando no enchimento de grãos.

Vale destacar que a safra 2024 está mais adiantada do que a do ano passado, superando em 5.7% o mesmo período na safra anterior.

Fonte: Conab. Elaboração: Agrotempo.

Progresso do plantio

 

  • Goiás e Mato Grosso: Finalizaram as operações de plantio
  • Piauí: Crescimento de 30% no plantio desde a semana passada (de 45% para 75%), superando em -20% o mesmo período na safra anterior.
  • São Paulo: Aumento de 35% no plantio na última semana (de 35% para 70%), igualando o mesmo período na safra anterior.
  • Minas Gerais: Avanço de 24.6% no plantio desde a semana passada (de 61% para 85.6%), com uma redução de -5.4% comparado à safra anterior.
  • Maranhão: Crescimento de 19% no plantio na última semana (de 80% para 99%), superando em 1% o mesmo período na safra anterior.
  • Mato Grosso do Sul: Avançou de 8% no plantio desde a semana passada (de 86% para 94%), superando em 20% o mesmo período na safra anterior.
  • Paraná: Aumento de 5% no plantio na última semana (de 91% para 96%), superando em 16% o mesmo período na safra anterior.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.