CI

MILHO SAFRINHA: Plantio praticamente finalizado

Com finalização das operações em grande parte dos estados, rendimento da safra é uma dúvida


Contrastes na safra de milho safrinha: condições ideais em algumas regiões e restrição hídrica em outras. Contrastes na safra de milho safrinha: condições ideais em algumas regiões e restrição hídrica em outras. - Foto: Divulgação

As condições do milho safrinha vêm apresentando uma condição relativamente complexa no Brasil. O mais recente boletim de progresso de safra da Conab indica condições ideais para o desenvolvimento das lavouras em algumas regiões do centro-norte do Brasil, enquanto áreas do centro-sul estão passando por períodos de restrição hídrica.

Em Mato Grosso, a safra tem se beneficiado de bons volumes de chuva, essenciais para o desenvolvimento saudável da cultura do milho safrinha. Essas condições climáticas favoráveis contribuem para um otimismo cauteloso quanto ao rendimento e à produtividade.

Por outro lado, no Paraná, a situação é contrastante. A ausência de chuvas significativas, aliada a altas temperaturas, tem afetado negativamente o desenvolvimento do milho safrinha, com especial atenção às regiões Norte, Noroeste e Leste do estado. 

No Mato Grosso do Sul, também está enfrentando problemas relacionados à restrição hídrica, como nas regiões Leste e Sudoeste. Contudo, o Centro-Norte do estado apresenta um cenário mais otimista, com lavouras se desenvolvendo de maneira satisfatória graças a condições climáticas mais favoráveis.

Em Goiás, as boas precipitações têm sido benéficas para as lavouras de milho safrinha, apontando para um desenvolvimento positivo da cultura no estado. 

São Paulo encerrou as operações de plantio. Em Minas Gerais, o plantio ainda ocorre, e há uma preocupação com a alta incidência de cigarrinha, fato que pode afetar significativamente a saúde das lavouras e, consequentemente, a produção.

No Maranhão e no Piauí, a maioria das áreas se encontra em fase de desenvolvimento vegetativo e em boas condições, o que é um indicativo positivo para o desempenho da safra nessas regiões. No Pará, com o plantio já finalizado em áreas chave como Santarém e Redenção, as expectativas são igualmente otimistas, com lavouras se estabelecendo bem.

 

PROGRESSO DA SAFRA
Semana de 01 a 07 de abril de 2024.
Percentual da área semeada nacional: 99,5%


Fonte: Conab

 

Com praticamente todas as áreas já semeadas e  pelo menos 40,7% das lavouras avançam na floração. Sendo que a floração pode ser considerada um dos estádios cruciais para a determinação do potencial produtivo das lavouras, sendo também um dos estádios mais sensíveis às variações de tempo.

O ritmo do plantio está alinhado com a safra anterior, onde no mesmo período 98.9% das lavouras haviam sido semeadas, frente aos 99.5% nesta safra de 2024.


Fonte: Conab. Elaboração: Agrotempo.

Progresso do plantio

  • Goiás: Plantio já estava completo na semana passada e manteve-se em 100% (0% de variação). Comparado à safra anterior, sem mudanças.
  • Piauí: Avanço de 10% no plantio nesta semana, atingindo 100% (de 90% para 100%). Igual à safra anterior.
  • Tocantins: Sem variações nesta semana, permanecendo em 100%. Consistente com a safra anterior.
  • São Paulo: Conclusão do plantio nesta semana, alcançando 100% (de 95% para 100%), mostrando um aumento significativo em relação à safra anterior (80%).
  • Minas Gerais: Aumento de 5% no plantio, alcançando 95% (de 90% para 95%). Ligeiramente abaixo da safra anterior (100%).
  • Maranhão: Sem mudanças no plantio, permanecendo em 99% (0% de variação). Pequena diferença em comparação à safra anterior (99% vs. 100%).
  • Mato Grosso do Sul: Aumento de 2% no plantio, chegando a 98% (de 96% para 98%). Praticamente igual à safra anterior (99%).
  • Mato Grosso: Plantio mantido em 100%, sem variações. Consistente com a safra anterior.
  • Paraná: Conclusão do plantio nesta semana, alcançando 100% (de 99% para 100%). Ligeira melhoria em relação à safra anterior (99%).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.