CI

Mudança no tempo: alerta para tempestades

Tempestades com granizo e chuva forte podem atingir o Sul do Brasil


Frente fria avança com condições de tempo adverso e queda acentuada nas temperaturas Frente fria avança com condições de tempo adverso e queda acentuada nas temperaturas - Foto: NOAA

A chegada de uma frente fria no sul do Brasil nesta quinta-feira (21.03) deve trazer condições de tempo adverso na fronteira sul.

A formação das chuvas dessa frente fria vem sendo reforçada com o suporte de ar quente e úmido, proveniente da região tropical, carregado pelos ventos conhecidos como Jatos de Baixos Níveis.

Além dessa umidade, há um grande contraste entre as massas de ar: o ar quente sobre o Brasil e o ar mais frio sobre a Argentina. Isso também contribui para a formação das tempestades.

Clique aqui e acesse AGROTEMPO

Este cenário traz condições de tempo adverso que já foram registrados nos países vizinhos, com queda de granizo destrutivo. 

As instabilidades no Brasil, podem ser acompanhadas de rajadas de vento acima dos 70 km, muita atividade de raios, chuvas intensas em curtos períodos de tempo e acumulados acima dos 100 mm. 

A formação dessa frente fria, indiretamente, também contribui com a formação dos corredores de umidade sobre a parcela central do Brasil, elevando o potencial de chuvas sobre o Sudeste e Centro-Oeste.

Em relação às temperaturas, o calor segue forte em grande parte do país. Mas nas primeiras horas do dia, a massa de ar mais frio deve avançar a partir do extremo sul, chegando ao sul da região sudeste, ainda na noite desta quinta. 

Veja o mapa de previsão e o texto por região

Região Norte

A previsão indica uma redução nos volumes de chuvas esperados para grande parte da região. Embora, áreas do leste do Pará e Tocantins podem receber chuvas localmente fortes. Em Roraima, as condições de tempo seco devem seguir. Já nos demais setores da região, a previsão é de chuvas isoladas e passageiras. 

 

Região Nordeste

A tendência indica uma redução nas condições de chuvas na região, com a redução dos volumes previstos para a faixa norte. No entanto, ainda são esperadas precipitações significativas ao norte do Maranhão e norte do Piauí, variando entre os 20 a 40 mm.Setores do leste da Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco, devem ter uma quinta-feira com a maior presença do sol, resultando no aumento das temperaturas no período da tarde. No oeste baiano, Rio Grande do Norte e boa parte do Ceará, esperam-se chuvas na forma de pancadas isoladas e mal distribuídas. 

 

Região Centro-Oeste

As instabilidades serão mais intensas na região, com destaque para o estado de Goiás, onde os volumes podem superar os 50 mm de maneira pontual como nas proximidades de Meia Ponte (GO). Essa condição de chuvas mais fortes também ocorre sobre o Mato Grosso do Sul, com as instabilidades concentradas no nordeste do estado. Já em Mato Grosso, são esperadas pancadas mais irregulares, embora com as chuvas mais concentradas no leste do estado. A previsão também indica uma mudança nas condições do tempo sobre o Pantanal, com a possibilidade de chuvas. Essas chuvas podem auxiliar na redução das temperaturas máximas.

 

Região Sudeste

A influência dos corredores de umidade auxiliam a formação das nuvens carregadas, resultando no aumento das condições de chuva. Contudo, essas precipitações tendem a ocorrer em forma de pancadas isoladas e passageiras ao final da tarde. Previsões apontam para acumulados superiores a 30 mm na parte leste de São Paulo, enquanto no Triângulo Mineiro, as instabilidades ganham força, com registros de até 40 mm. Por outro lado, regiões do nordeste mineiro, norte fluminense e no Espírito Santo devem seguir com condições de tempo firme. Apesar das temperaturas se manterem altas na maior parte, espera-se uma leve queda nos termômetros, especialmente no sul de Minas, região que terá a menor presença do sol.

 

Região Sul

O avanço da frente fria traz uma condição de tempo severo na região, especialmente na fronteira sul, onde as projeções sinalizam para acumulados na ordem dos 100 mm de maneira pontual. Além disso, praticamente toda a metade sul do Rio Grande do Sul pode registrar chuvas com volumes superiores aos 40 mm. As chuvas se deslocam em direção ao estado de Santa Catarina e Paraná no decorrer do dia, também com possibilidade de pontuais expressivos no oeste Catarinense e no Vale do Itajaí. Com o avanço das instabilidades as temperaturas tendem a reduzir, embora o calor seja forte no litoral catarinense e sobre o Paraná. Expectativa de queda acentuada nas temperaturas, com o anoitecer mais frio no estado Gaúcho. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.