CI

Nova rodada de instabilidades está por vir

Massa de ar seco no centro do país traz grande variação de temperatura


Previsão do tempo para o Brasil: semana com seca no centro, chuvas no sul e norte Previsão do tempo para o Brasil: semana com seca no centro, chuvas no sul e norte - Foto: Pixabay

O começo da semana (22.04) deve ser marcado pela atuação de uma intensa massa de ar seco no Brasil central. Essa condição é esperada para a época do ano e deve persistir ao longo das próximas semanas.

Isso traz uma condição grande variação nas temperaturas ao longo do dia, além de baixos índices de umidade no ?eríodo da tarde, geralmente acompanhando as maiores temperaturas do dia.

Clique aqui e acesse AGROTEMPO

Por outro lado, a aproximação de uma nova rodada de instabilidades pelo sul do Brasil, traz chuvas volumosas em áreas do Rio Grande do Sul, interrompendo as operações de colheita da soja e do arroz. Ao mesmo tempo, a massa de ar frio vai perdendo intensidade, embora o amanhecer ainda tenha temperaturas amenas.

Já na faixa norte do páis, as condições de chuvas seguem elevadas em função da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e das ondas de leste no leste do Nordeste.

Veja o mapa de previsão e o texto por região

Região Norte

As instabilidades na região norte devem ocorrer de maneira irregular e mal distribuídas. Além disso, a ZCIT mantém a possibilidade de chuvas volumosas ao norte do Pará, com previsão de até 40 mm de maneira pontual. Nas demais localidades da região, as chuvas devem se manifestar na forma de trovoadas isoladas e passageiras. Já ao sul do Tocantins, a atuação de uma massa de ar seco mantém o tempo firme. 

Região Nordeste

As instabilidades seguem ativas na região, com destaque para o norte e oeste do Nordeste. Essas chuvas são provocadas pela influência da ZCIT ao norte e às ondas de leste no leste da região. Com destaque para o Recôncavo Baiano, onde as precipitações podem se aproximar dos 50 mm no dia, assim como ao norte do Maranhão, norte do Piauí e Ceará. Setores do sudoeste da região – mais próximos do Brasil central – devem contar com uma condição de tempo seco.

Região Centro-Oeste

O predomínio de uma massa de ar seco no Brasil central deve manter as condições de tempo seco em Mato Grosso do Sul, Goiás e metade sudeste de Mato Grosso. Essa condição deve ser acompanhada por temperaturas relativamente mais elevadas – entre os 30 e 34°C – acompanhadas de baixos índices de umidade – que podem ficar na casa dos 30% nos horários mais críticos, geralmente ocorrendo simultaneamente com as maiores temperaturas do dia. As instabilidades continuam ativas sobre o meio-norte e oeste de Mato Grosso, em decorrência do fator termodinâmico – combinação  entre o calor e umidade.

Região Sudeste

A atuação de uma massa de ar seco mantém o tempo firme em praticamente toda a região, embora, algumas instabilidades no nordeste de Minas Gerais e norte do Espírito Santo possam surgir no decorrer do dia. Outro grande destaque para a região é a grande variação entre as menores e maiores temperaturas do dia, com o amanhecer registrando marcas abaixo dos 23 a 15°C no sul de Minas geria, e a tarde com marcas acima dos 33°C no oeste Paulista, triângulo e Norte Mineiro. As temperaturas mais elevadas no período da tarde, devem ser acompanhadas por baixos índices de umidade do ar, aumentando a demanda hídrica das lavouras. 

Região Sul

A chegada de novas instabilidades pelo sul da região , devem trazer uma nova rodada de chuvas para o Rio Grande do Sul e nas áreas de fronteira com Santa Catarina. Essas precipitações, novamente, devem interromper os trabalhos em campo, sobretudo na colheita da soja e do arroz no estado gaúcho, com chuvas que devem resultar em volumes acima dos 50 mm no decorrer do período. Por outro lado, essas instabilidades devem reduzir a intensidade da massa de ar frio, trazendo novamente temperaturas mais elevadas na região, mesmo que o amanhecer registre termômetros na ordem dos 10°C na serra ao norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e centro-sul do Paraná. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.