CI

Quinta com risco de enchentes e interrupções na colheita

Previsão de chuvas acima de 50 mm no Sudeste, Nordeste e Norte. Alerta para o Acre e Rio de Janeiro. Interrupções na colheita em MT, GO e PA.


Chuvas intensas podem afetar a agricultura em várias regiões do Brasil Chuvas intensas podem afetar a agricultura em várias regiões do Brasil - Foto: Freepik

Esta quinta-feira (07.03) será marcada por chuvas isoladas, mas com pontuais acima dos 50 mm em áreas do Sudeste, Nordeste e Norte do Brasil. Isso traz uma condição de alerta em relação à enchentes no Acre e deslizamento de terras no Rio de Janeiro, dada as chuvas já registradas nos últimos dias.

Clique aqui e acesse AGROTEMPO

Além disso, áreas de Mato Grosso, Goiás e Pará devem registrar interrupções nas operações de colheita, devido ao excesso de chuvas. Já nas demais regiões do Brasil, as precipitações estão ocorrendo de forma melhor distribuída, mantendo os bons níveis de umidade no solo.  

Contudo, a previsão de tempo firme ao longo dos próximos dias ao norte de Minas Gerais e Bahia, indica uma redução dos níveis de umidade para o desenvolvimento das lavouras.

No que diz respeito às temperaturas, com exceção das áreas com tempo mais fechado, como em Santa Catarina, Paraná e leste de São Paulo, os termômetros devem permanecer em marcas elevadas, até mesmo para a época do ano.


Veja o mapa para hoje e a previsão para a sua região

 

 

Região Norte: Atenção para chuvas volumosas no AM e enchentes no AC

As instabilidades tropicais devem ganhar força nesta quinta-feira, com destaque para o estado do Amazonas, onde são esperados pontuais acima dos 75 mm no decorrer do período. Embora as chuvas diminuam no Acre, os volumes registrados nos últimos dias ainda mantém o estado em situação de alerta, devido ao elevado nível dos rios. No nordeste do Pará, também deve registrar chuvas mais intensas no decorrer do dia, com acumulados que podem superar os 20 a 30 mm, e até 50 mm de maneira pontual. Sobre o Tocantins, a condição é de chuvas mais irregulares no sudeste do estado, mas sem impactos significativos nas lavouras. 

 

Região Nordeste: Atenção para chuvas Volumosas no CE

A presença de uma alta pressão em 5 km de altitude impede a formação das nuvens carregadas sobre o oeste da Bahia, extremo sul do Maranhão e sul do Piauí. Já na faixa norte da região, as condições de chuvas estão associadas à ZCIT, que favorece a ocorrência de temporais localmente fortes, com destaque para o estado do Ceará, onde essas chuvas mais fortes podem ser mais abrangentes, avançando até o extremo oeste de Pernambuco.  Já em áreas do leste da Bahia, SEALBA, até o Rio Grande do Norte, as instabilidades devem ocorrer de maneira isolada e passageira, devido à influência dos ventos oceânicos.

 

Região Centro-Oeste: Chuvas irregulares e Temperaturas elevadas

Os corredores de umidade devem favorecer a ocorrência de chuvas em praticamente todas as áreas. No entanto, essas precipitações apresentam uma grande variação na previsão, tanto nas áreas quanto nos volumes. De maneira geral, os acumulados variam entre os 5 e 20 mm na maior parte das regiões, ainda que o sul do Mato Grosso do Sul possa receber alguns pontuais próximos dos 50 mm, em função de instabilidades que se aproximam pelos países vizinhos. Ao mesmo tempo, uma massa de ar seco ao norte do Paraguai, deve influenciar as condições de tempo na região do Pantanal, onde espera-se o maior predomínio do sol. As temperaturas estarão elevadas em todas as áreas, com destaque, justamente para o Pantanal, onde as marcas podem se aproximar dos 36°C.

 

Região Sudeste: Chuvas fortes no leste; Calor no oeste

A presença da frente fria mantém as condições de chuvas na região, com destaque para o leste de Minas Gerais, Vale do Paraíba, rio de Janeiro e sul do Espírito Santo, onde algumas projeções indicam mais de 50 mm no decorrer do período. Nas Regiões Metropolitana do Rio de Janeiro e Centro Fluminense. Mas, de maneira geral, os acumulados devem variar entre os 10 e 20 mm na maior parte das áreas, com maior irregularidade em setores do sudeste de São Paulo. a presença das nuvens carregadas no leste da região, mantém as temperaturas amenas no período da tarde, embora no oeste Paulista são esperadas marcas acima dos 34°C, promovendo condição de abafamento. Já ao norte da região, as condições de tempo seco são maiores, abrangendo toda a faixa norte de Minas Gerais

 

Região Sul: Frio perde intensidade; Nova rodada de chuvas

A presença de um cavado deve trazer uma nova rodada de instabilidades na região, com destaque para o nordeste do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e metade oeste do Paraná. Sendo que essas chuvas podem ser acompanhadas de trovoadas. No leste do Paraná, também são esperadas chuvas volumosas, que devem ocorrer com intensidade fraca a moderada, mas durante todo o período. No sudoeste do estado, algumas chuvas podem ser mais intensas. Já no centro-sul do estado gaúcho ainda deve seguir com a condição de tempo seco, associado à massa de ar mais frio e seco, com o amanhecer registrando temperaturas abaixo dos 10°C nos pontos de maior altitude. Porém, no período da tarde os termômetros voltam a subir, com marcas  acima dos 30°C no estado gaúcho, e até 35°C a noroeste do Paraná. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.