CI

Relatório do USDA indica queda de 7% no rendimento da soja

USDA prevê 155 milhões de toneladas, resultado inferior à safra passada


Queda de rendimento da soja em MT, MS, GO e PR, mas aumento no RS Queda de rendimento da soja em MT, MS, GO e PR, mas aumento no RS - Foto: Abiove

De acordo com o relatório de Produção Agrícola Mundial do USDA, a produção de soja no Brasil para o Safra 2023/24 é estimada em 155,0 milhões de toneladas, menor em 1,0 milhão de toneladas (1%) em relação ao mês passado e inferior em 7,0 milhões de toneladas (4%) em relação ao recorde da última temporada.

A área colhida está estimada em recorde de 45,9 milhões de hectares (mha), inalterada em relação ao mês passado, e um aumento de 1,3 mha (3%) em relação ao ano passado.

O rendimento é estimado abaixo da tendência de 10 anos em 3,38 toneladas por hectare (t/ha), uma queda de 1% em relação ao rendimento do mês passado e uma queda de 7% em relação ao rendimento recorde do ano passado. Os resultados da safra atual levaram à menor produção neste mês.

No geral, a colheita está aproximadamente a meio caminho do final da safra no início de Março. A colheita começou com um ritmo mais acelerado, agora, devido à maior ocorrência de chuvas, as operações acontecem com menor velocidade.

O mapa indica a variação de rendimento estimado, em porcentagem, em relação à safra anterior. Destaque para o RS, onde prevê-se rendimentos de até 65,2% acima da temporada 22/23. O gráfico indica a linha de tendência de produtividade média e o valor observado. A safra de 2024 está significativamente abaixo do esperado. Fonte: WAP/USDA.

Os índices de vegetação obtidos por satélite indicam que os rendimentos estão abaixo da média em vários estados, em contraste com os rendimentos recordes da safra 2022/23.

O estado com pior resultado na temporada passada, o Rio Grande do Sul, é um dos poucos com perspectivas de rendimento mais otimistas.

Imagens de satélite indicam rendimentos abaixo da média para Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Paraná, mas rendimentos acima da média para o Rio Grande do Sul. 

Os gráficos indicam o vigor da vegetação para as áreas de soja. A linha vermelha representa a safra 2023/23. Em Mato Grosso e Paraná, são observados os menores valores nos últimos 10 anos. Fonte: WAP/USDA.

Relatórios de agências estaduais de Mato Grosso indicam que os rendimentos reduziram 10% em relação às estimativas iniciais e no Paraná a redução é de 16% em relação às projeções iniciais. As chuvas recentes no sul do Brasil ajudaram na recuperação da safra posteriormente plantada no Rio Grande do Sul, com 86% em estágios reprodutivos críticos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.