CI

Saiba como fica o tempo no primeiro dia de dezembro

Veja a previsão na íntegra


Foto: Canva

A sexta-feira (01/12) será marcada pela grande irregularidade das precipitações sobre o país, com volumes variando entre os 5 e 10 mm na maior parte das áreas com possibilidade de chuvas. Estes baixos volumes, revelam, principalmente, a grande irregularidade das instabilidades.

Mesmo assim, há localidades que devem receber chuvas mais fortes ao longo da sexta-feira, como será o caso do leste do sudeste, em função de uma frente fria oceânica, região do AMACRO, devido à dinâmica tropical. E a fronteira sul do Brasil, com a formação de uma nova frente fria.

Clique aqui e acesse AGROTEMPO

Em relação às condições de tempo adverso, a fronteira sul pode registrar queda de granizo, chuvas intensas em curtos períodos de tempo e vendavais. Especialmente no período da noite, quando a frente fria avança de forma mais expressiva para o território nacional. 

Já em setores do Nordeste brasiliero, a condição predominante é de tempo firme e temperaturas elevadas, devido à influência de uma massa de ar seco.

Região Norte:  
A previsão indica a ocorrência de chuvas em praticamente todas as áreas. Entretanto, os volumes indicados pela média das projeções varia abaixo dos 10  mm na maioria dos setores, o que pode ser interpretado como a grande irregularidade das instabilidades. Mesmo assim, a região do Madeira no Amazonas e Porto Velho em Rondônia, devem ter chuvas mais intensas, com previsão de volumes entre os 30 e 40 mm no dia. Já em relação às temperaturas, o calor segue forte em todos os setores, mas os destaques são para o Tocantins, onde o sol estará mais presente.

Região Nordeste: 
A massa de ar seco deve ganhar mais abrangência na região, mantendo as condições de tempo firme e diminuindo as chances de chuvas. Essa condição traz mudanças no tempo, até mesmo em relação aos últimos dias, onde algumas instabilidades estavam ocorrendo no oeste baiano, sul do Maranhão e sul do Piauí. Além do tempo firme, as temperaturas entram em elevação como uma resposta do maior aquecimento diurno, trazendo marcas perto dos 40°C na região do Semiárido. Contudo, o amanhecer terá temperaturas amenas – abaixo dos 17°C –  em áreas da região central da Bahia, o que caracteriza o uma sexta-feira com grande amplitude térmica na região (grande diferença entre as menores e maiores temperaturas do dia).

Região Centro-Oeste: 
Os corredores de umidade ainda atuam em grande parte da região centro-oeste, mas perdem intensidade se comparado aos dias anteriores. Desta forma, são esperadas chuvas ainda mais irregulares sobre a região, com volumes variando entre os 3 e 7 mm, demonstrando a grande irregularidade das instabilidades previstas. Além disso, o sol se faz mais presente, mantendo as temperaturas no período da tarde, elevadas, com previsão de valores próximos dos 40°C, como em setores do Alto Pantanal (MT), Aquidauana (MS) e Aragarças (GO). Valores que podem ser acompanhados de baixos índices de umidade, aumentando a perda de água do solo por evaporação. Apesar disso, chuvas podem ser registradas em setores do nordeste de Mato Grosso e norte de Goiás. 

Região Sudeste: 
A manutenção da frente fria na costa da região, ainda mantém as condições de chuvas no leste de Minas Gerais, norte Fluminense e sul capixaba. O dia deve ter uma maior presença de nebulosidade e chuvas a qualquer momento nestes setores, onde a média das projeções sinalizam para valores entre os 20 e 30 mm no decorrer do período. Pontualmente, esses valores podem ser superados. A expectativa é de chuvas mais abrangentes sobre o estado Mineiro e uma maior irregularidade sobre o estado Paulista, mesmo assim ainda há chances para o registro de temporais no final da tarde no norte de São Paulo – condição típica de verão. Em relação às temperaturas, os termômetros deverão seguir registrando marcas elevadas, especialmente no norte de Minas, onde os valores devem se aproximar dos 40°C.

Região Sul: 
A formação de uma nova frente fria sobre o Uruguai, deve provocar a condição conhecida como “pré-frontal” quando há o acúmulo de ar quente à frente das chuvas da frente fria. Assim, a previsão indica que os termômetros podem superar a marca dos 33°C em boa parte da região, com algumas estações registrando valores acima dos 35°C. Apesar disso, na sexta, as condições de chuvas ficam confinadas na fronteira sul, ocorrendo principalmente entre a tarde e noite. Entretanto, são esperadas pancadas localmente fortes, com potencial para chuvas intensas em curtos períodos de tempo, queda de granizo, muita atividade elétrica e vendavais. Já sobre o estado do Paraná, as instabilidades também devem surgir ao longo do dia, como uma resposta do forte aquecimento e dos resquícios de umidade que atuam na região central do Brasil. Porém, na forma de pancadas localizadas e de curta duração.

A análise é do meteorologista do Portal Agrolink, Gabriel Rodrigues com revisão de Aline Merladete

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.