CI

Saiba como será o final de semana

No domingo, o ciclone ao sul do RS, ganha força e poderá provocar rajadas de vento superiores aos 90 km/h entre o sul e leste do estado gaúcho


Foto: Pixabay

Para este final de semana o fortalecimento do ciclone extratropical ao sul do país impulsiona uma nova frente fria em direção ao sudeste e centro-oeste do país, marcando assim o retorno das chuvas para algumas regiões. Além disso, este ciclone pode provocar episódios de ventos fortes e o avanço de uma massa de ar polar sobre o centro-sul do país. Ao mesmo tempo, de maneira geral, as chuvas diminuem ao norte e nordeste do Brasil.

Sábado (22/05)
Com o avanço da frente fria e o suporte do fluxo de umidade amazônica, favorecem os episódios de chuvas volumosas sobre os estados do SC, PR, MS, SP, MT. Essas chuvas poderão ser pontualmente fortes, especialmente ao sul do MT, norte do MS e oeste paulista. A frente fria também ajuda a organizar as instabilidades sobre o estado de RO.

No RS o destaque fica para as fortes rajadas de vento que poderão superar os 70 km/h, especialmente no sul do estado. Isso por conta da influência da formação de um ciclone extratropical entre a Argentina e Uruguai. Porém, devido a este mesmo sistema, as chuvas ficarão mais deslocadas para leste em direção ao oceano. 

No nordeste do país, as chuvas diminuem, ficando restritas apenas para as regiões próximas à SE e AL, no entanto no litoral norte do nordeste há condições para chuvas leves e passageiras.

Já no norte do país, as chuvas ficaram deslocadas para o oeste, por conta da influência que a frente fria provoca no direcionamento dos ventos. Assim, são esperadas pancadas de chuva localmente forte, especialmente no oeste do estado do AM. E devido à influência da Zona de Convergência Intertropical  (ZCIT), há possibilidade de temporais pontuais em RR e no norte do AP. 

Domingo (23/05)
O ciclone ao sul do RS, ganha força e poderá provocar rajadas de vento superiores aos 90 km/h entre o sul e leste do estado gaúcho, porém as chuvas também ficarão deslocadas para o oceano. Desta forma, com o vento e o ingresso de uma massa de ar polar, a sensação térmica será de frio no RS. 

Desta forma, a frente fria também avança mais para o norte, liberando espaço para a massa de ar frio e seco também em SC, PR e sul do MS. Mas em SP, norte do MS, sul de MG, sul do GO, MT, RO e AC a condição é para chuvas. Sendo que no sul de minas e norte paulista as chuvas podem ser fortes.

Na região nordeste, as chuvas diminuem porém ainda existe a condição para pancadas rápidas e isoladas no litoral norte do nordeste. As chuvas diminuem também na região norte do país. 

Vale ressaltar que, entre o norte de MG, BA, TO, nordeste do MR e interior nordestino, tanto para sábado quanto para domingo a condição é de tempo seco.

Sábado:
 

Domingo:
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.