CI

Seca e calor derrubam produção de algodão na Argentina

Seca e calor excessivo afetam produtividade da cultura, mas safra ainda deve ser 37% maior que a anterior.


eca e calor prejudicam a produção de algodão na Argentina. Safra 2023/24 tem redução de 6% na previsão eca e calor prejudicam a produção de algodão na Argentina. Safra 2023/24 tem redução de 6% na previsão - Foto: USDA NRCS Texas

A produção de algodão da Argentina para o ano comercial 2023/24 deve ser 6% menor do que o previsto no mês passado, segundo o mais recente boletim de monitoramento da Produção Agrícola Mundial do USDA. A queda na produtividade é atribuída à seca e ao calor excessivo durante o período de desenvolvimento da cultura.

A safra 2023/24 está prevista em 1,60 milhão de fardos de 480 lb (aproximadamente 384.000 toneladas), queda de 6% em relação ao mês passado, mas aumento de 37% em relação ao ano passado.

 A produção de algodão é a segunda maior projetada, atrás do recorde do SA 1995/96. A produtividade da lavoura está prevista em 622 kg/hectare, queda de 6% em relação ao mês passado, mas aumento de 26% em relação ao ano passado.

A área colhida está prevista em 560.000 hectares (ha), estável em relação ao mês passado, mas com aumento de 9% em relação ao ano passado.

O Ministério da Agricultura da Argentina publicou uma previsão atualizada da área plantada de 600.000 ha, com o abandono da cultura do algodão em média de 6%, excluindo o abandono excepcionalmente alto do SA 2018/19. O plantio começou em meados de outubro e foi concluído no final de janeiro.

A queda na produtividade entre os meses se deve às temperaturas acima da média registradas no início de fevereiro em Santiago del Estero (48% da produção), Chaco (30%) e Santa Fe (15%). Este período de altas temperaturas foi precedido por um mês de seca.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.