CI

Semana seca no Sul, chuvosa no Nordeste

Previsão do tempo para os próximos dez dias mostra clima diverso nas diferentes regiões do país


Foto: Marcel Oliveira

Segundo a MetSul Meteorologia, com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), os próximos dez dias devem ter diferenças no clima entre as regiões. 

Na semana passada a Região Sul teve um alívio na estiagem. A chuva mais volumosa foi registrada na Fronteira Oeste gaúcha, com 250 mm e volumes acima de 100 mm na maioria das cidades de Santa Catarina e Paraná localizadas mais do Centro ao Oeste dos estados, com volume do mês inteiro registrado em poucos dias. Nos próximos dias a previsão é de ar seco e temperaturas baixas, com mínimas abaixo dos 5 graus na fronteira e Serra do Rio Grande do Sul e abaixo dos 10 na capital. Na virada do mês outra frente fria traz chuva e instabilidade, com perspectiva de média de 70 mm no Norte do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O Paraná deve seguir seco.

No Sudeste pouca chuva mas na quarta-feira (27) Minas Gerais  pode ter um pouco de chuva. Uma frente fria está atuando entre Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais mas vai se dissipar. Manhãs e madrugadas frias nas regiões de Serra e tardes amenas. Mínimas abaixo dos 10 graus no Sul Mineiro. 

O mesmo cenário de tempo mais seco também se repete no Centro-Oeste. Chuva só no começo de junho. Destaque para o frio que pode trazer geada no Mato Grosso do Sul. 

No Norte e Nordeste uma zona de convergência intertropical tem trazido chuvas mais volumosas. Amapá, Roraima, norte do Amazonas e Pará, devem registrar 200 mm. Acre e Rondônia ficam abaixo dos 10 mm e Tocantins com expectativa de 25 mm.

No nordeste expectativa que volte a chover nas áreas produtoras com volumes acumulados altos na região mais ao norte do Maranhão, Ceará e Piauí, com previsão acima de 200 mm. Já estados como Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe devem ter entre 50 e 100 mm. Na Bahia tempo mais seco, com no máximo 5 mm. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.