CI

Sol deve predominar durante a semana no RS

Maior parte do Estado terá tempo aberto, chuva se concentra no norte de forma isolada


Foto: Marcel Oliveira

Nos últimos sete dias, a passagem de frentes frias e áreas de baixa pressão atmosférica organizaram a umidade da Amazônia sobre o Sul do Brasil, trazendo pancadas de chuva com trovoadas e eventual granizo e ventania. As chuvas têm acontecido com intensidade, de modo mal distribuído no Estado gaúcho e, de modo geral, em meio a tardes quentes. Neste período, a chuva acumulou mais de mm. Os níveis de umidade do solo no momento se encontram acima dos 80% na maior parte das áreas gaúchas, com índices mais baixos entre as Planícies Costeiras Interna e Externa. 

De acordo com as informações divulgadas pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (IRGA), a chuva se concentra em municípios do Norte gaúcho ao longo da semana, mas a maior parte do Rio Grande do Sul terá uma semana com tempo aberto, firme, ensolarado e com temperaturas bastante elevadas. 

Essa condição deve diminuir a umidade do solo em cerca de 10%. Apenas no próximo fim de semana é que áreas de instabilidade vão voltar a percorrer mais áreas do RS e a chuva retorna forte, com trovoadas, eventual granizo e ventania. A tendência até o final do mês de janeiro é de chuvas frequentes no Sul do País, que concentram volumes pontualmente acima do normal, por causa da ação de um bloqueio atmosférico no Oceano Pacífico e que mantém o corredor de umidade nesta área, além da água mais quente do que o normal na costa da Região Sul.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.