CI

Terça-feira com chuvas na região Norte

Ao sul, a massa de ar frio permanece durante esta terça, mas a presença do sol garante uma tarde agradável


Foto: Divulgação

Nesta terça-feira (01/06) as chuvas continuarão restritas ao extremo norte do país e grande parte do litoral do Brasil, desde o norte até o litoral do sudeste. Ao mesmo tempo, a massa de ar seco predomina o tempo sobre o interior do país, favorecendo uma tarde com temperaturas elevadas e baixos índices de umidade relativa do ar. Ao sul, a massa de ar frio permanece durante esta terça, mas a presença do sol garante uma tarde agradável. 

No decorrer da semana, o tempo sofrerá poucas mudanças seguindo para uma diminuição das chuvas no sudeste brasileiro, tendo a manutenção das chuvas entre o leste do nordeste e extremo norte do país, e tendo um gradativo aquecimento no sul, sobretudo nas tardes. O que garantirá dias com grande variação entre as temperaturas mínimas e máximas (amplitude térmica). Mas, no domingo (06/06) há condições para virada no tempo com o avanço de uma nova frente fria pelo sul do país. Que poderá trazer novamente episódios de chuvas intensas ao sul do RS, avançando para SC, PR, MS e SP no decorrer dos próximos dias.

Saiba como fica o tempo para cada região: 

Região Norte
Os ventos mais fortes sobre a região, deslocam as chuvas para o oeste e a influência de um sistema de alta pressão sobre o sul do AM, RO, AC, grande parte do do PA e TO mantém o tempo seco nessas regiões. As chuvas ficarão concentradas no extremo norte, como no norte do AM, RR norte do PA e AP com condições para pancadas de chuva localmente fortes. 

Região Nordeste
A influência dos ventos de leste sobre a região, favorecem a ocorrência de chuvas entre o litoral da BA até o RN. Entretanto, as chuvas mais expressivas são esperadas entre o litoral norte da BA ao litoral da PE, podendo provocar acumulados na ordem dos 30 mm pontualmente. Também são esperadas pancadas de chuva significativas ao norte do estado do MA e pancadas irregulares no estado do CE que também poderão ser pontualmente fortes. Já no interior da região nordeste, o tempo segue seco, com temperaturas elevadas e baixos índices de umidade relativa do ar especialmente no oeste do estado baiano.

Região Centro-Oeste
O tempo segue seco em grande parte da região, especialmente sobre o norte do estado do MT. Além disso as temperaturas seguem elevadas podendo superar a marca de 35°C ao norte do GO. O tempo terá uma grande variação de nebulosidade especialmente no sul do GO devido à presença de instabilidades de altitude, mas as condições para chuvas são pequenas em toda a região.

Região Sudeste
A presença da frente fria, mesmo que no oceano, continua influenciando o tempo sobre o leste do sudeste, particularmente o estado do RJ, ES e leste de MG. No estado paulista a condição para chuvas é menor, porém o dia será bastante encoberto no estado. O amanhecer será ameno no leste paulista, sul mineiro e no RJ, e as temperaturas ficarão abaixo dos 25°C no período da tarde nessas áreas. Já no oeste de SP, triângulo e norte mineiro e norte do ES os termômetros marcarão temperaturas acima dos 33°C.

Região Sul
O amanhecer desta terça-feira ainda será gelado em SC e RS com condição para formação de geadas, porém de maneira mais isolada se comparado com os últimos dias. No período da tarde o oeste de SC poderá marcar temperaturas acima dos 25°C, bem como no norte do PR. Contudo, a influência da região de alta pressão mantém a condição de tempo seco sobre todo o sul.  


Veja os mapas de como ficam as temperaturas e as chuvas:

Chuva:


Temperatura Máxima:

Condição para Geadas:

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.