CI

Trigo: Melhora clima na Argentina e Paraguai

Ainda há pontos de alagamento no país vizinho



As boas condições climáticas que foram registradas durante a última semana sobre grande parte da área agrícola argentina permitiram recompor o estado do trigo semeado nas províncias de Buenos Aires e La Pampa, de acordo com avaliação da Consultoria Trigo & Farinhas. Essas foram as regiões mais afetadas pela inundação acumulada durante as chuvas de inverno.

Segundo a T&F, 33% das lavouras ainda apresentam uma condição de umidade excessiva que, apesar da melhora dos últimos dias, ainda afeta o crescimento normal do cereal. Por outro lado 45% do território plantado apresenta uma condição hídrica ótima ou adequada, principalmente nas regiões centrais do país, onde as condições de cultivo é muito boa e se espera rendimentos acima da média.

Paraguai

O bom tempo, com clima seco e quente, está ajudando o avanço da colheita do trigo no Paraguai. “O que não está ajudando o produtor paraguaio é a média colhida por hectares, que está variando entre 1,2 e 2,0 ton/ha e é a mais baixa depois de 2013, quando o país sofreu uma grande quebra de produção. Os dados de qualidade também não estão muito animadores”, afirma o analista júnior da T&F, Luiz Fernando Pacheco.

Enquanto o PH está bom com uma variação entre 78 e 82 o W e FN estão entre 280 e 300, em safras anteriores essas duas qualidades começavam em 300. Segundo a Consultoria, isso significa que o Paraguai, além de colher pouco (menos de 680.000 toneladas se continuar esse rendimento), não terá o mesmo trigo de excelente qualidade dos últimos anos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.