CI

Veja a previsão do tempo para a quinta-feira

Veja como fica o tempo na sua região


Foto: Marcel Oliveira

Nesta quinta-feira (26/05) o padrão de circulação sobre o Brasil sofre poucas alterações em relação ao dia anterior. Mantendo um tempo seco e quente na região centro norte do país, enquanto que ao sul a massa de ar polar continua atuando, mesmo que com uma intensidade mais branda em relação aos dias anteriores.

Entretanto, entre o final do dia e sexta-feira (27) uma região de baixa pressão deverá se deslocar entre o norte da Argentina e o sul do Brasil, sendo reforçada pela presença de instabilidades de altitude, que poderá ocasionar algumas tempestades localmente intensas e severas, em áreas do oeste e norte do RS e oeste de SC. E entre a tarde de sexta-feira (28) e a manhã de sábado (29) a chuva será expressiva do noroeste ao litoral norte do RS e na serra e sul de SC, podendo acumular valores de 100 mm/24h em algumas localidades do norte e do nordeste do RS, devido a influência da umidade amazônica transportada pelos ventos conhecidos como jatos de baixos níveis.

Saiba como fica o tempo para cada região: 

Região Norte
Com poucas alterações no padrão de circulação, as chuvas continuam presentes ao norte da região, especialmente entre AM, RR e na região do Baixo Amazonas a noroeste do estado do PA. Já no estado do AP, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) favorece as condiç?os para as chuvas e que podem ser localmente fortes. Entretanto, ao sul do AM, AC, RO, centro sul do PA e TO o tempo será seco, devido a uma massa de ar seco que impede a formação de nuvens carregadas. 

Região Nordeste
Com o deslocamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) mais ao norte, as chuvas sobre o norte do nordeste diminuem. Desta forma, para esta quinta-feira, o tempo terá uma maior variação de nebulosidade e eventualmente alguma chuva fraca no litoral leste do nordeste, sobretudo entre RN e SE, devido à influência dos ventos que sopram do oceano favorecendo a ocorrência de chuvas fracas e passageiras. No entanto, no interior da região, o tempo é seco, com baixos índices de umidade relativa do ar e altas temperaturas. 

Região Centro-Oeste
O tempo será dominado pela região de alta pressão nos níveis médios da atmosfera, cerca de 5 km de altitude, que impede a chegada de umidade e a formação de nuvens carregadas sobre a região. Desta forma, nos três estados e no DF o tempo será seco, com baixos índices de umidade relativa, poucas nuvens no céu e temperaturas elevadas no período da tarde. Podendo superar os 35°C em todas as áreas do centro-oeste.

Região Sudeste
A massa de ar polar ainda atua na região nesta quinta-feira, especialmente no leste de SP, sul de MG e sul fluminense. Com a presença de uma área de instabilidade, há condições para pancadas de chuvas isoladas no ES e RJ, porém sem provocar acumulados de chuvas significativos. As temperaturas no período da tarde, serão elevadas, especialmente no oeste paulista, onde os termômetros podem ficar acima dos 33°C, e ao oeste e norte mineiro, poderão superar os 35°C. 

Região Sul
A massa de ar polar continua presente na região provocando temperaturas negativas, sobretudo nas regiões serranas, e favorecendo a formação de geadas, especialmente na serra catarinense. No período da tarde as temperaturas ficam amenas, mas ao anoitecer as temperaturas seguem em rápido declínio. Para os três estados do sul, a condição é de tempo seco com poucas nuvens no céu.

Veja os mapas de como ficam as temperaturas e as chuvas:

Chuva:


Temperatura Máxima:

Probabilidade Para Geadas:

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.