CI

Previsão indica quarta-feira chuvosa

Chuvas fortes no Norte e Nordeste, cavado no Sul, seco em MG, SP e PR.


Chuvas intensas no Norte e Nordeste, cavado no Sul, seco em MG, SP e PR Chuvas intensas no Norte e Nordeste, cavado no Sul, seco em MG, SP e PR - Foto: Pixabay

A previsão para esta quarta-feira (10.04) indica a manutenção dos corredores de umidade sobre as regiões Norte e Centro-Oeste, bem como a influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) garantindo chuvas intensas no litoral norte do país, colocam os produtores rurais em estado de alerta. As operações em campo nestas áreas enfrentam interrupções momentâneas.

Já no Sul do Brasil, a previsão indica a chegada de um cavado – região alongada de baixa pressão – trazendo consigo uma nova leva de instabilidades.

No estado do Rio Grande do Sul, espera-se acumulados de chuva entre 20 a 40 mm no oeste gaúcho, com possibilidade de avanço dessas instabilidades para a parcela central e sudoeste do estado, enquanto a porção sudeste deve experimentar condições de tempo mais seco.

De maneira oposta Minas Gerais, onde a atuação de uma massa de ar mais seco prevalece, reduzindo a probabilidade de formação de nuvens carregadas em grande parte do estado. Contudo, algumas instabilidades podem surgir no sul, leste, e triângulo mineiro.

A massa de ar seco se estende até os estados de São Paulo e Paraná, limitando as precipitações a pancadas isoladas e passageiras, sem expectativas de grandes volumes. 

Clique aqui e acesse AGROTEMPO

No que tange às temperaturas, destaca-se a região sul-mato-grossense, onde os termômetros podem alcançar marcas próximas aos 34°C, especialmente no sul do estado.  

Por fim, o foco se volta para a faixa norte da região Nordeste, sob influência direta da ZCIT, que mantém a expectativa de chuvas volumosas, com acumulados que podem superar os 50 mm em áreas que vão do Amapá ao Rio Grande do Norte. 

Apesar dessas chuvas mais intensas serem pontuais, elas reforçam a necessidade de monitoramento contínuo por parte dos agricultores da região. 

Contrastando com este cenário, o SEALBA (Sergipe, Alagoas e Bahia) deve apresentar condições mais secas, exigindo estratégias adaptativas para o manejo das lavouras sob estas condições.




 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.