CI

Produtores gaúchos avaliam alterações na MP


O projeto de conversão do relator Paulo Pimenta (PT-RS), entregue ontem e que pode ser votado hoje na Câmara dos Deputados, para a Medida Provisória (MP) 131 que libera o plantio da soja transgênica na safra 2003/2004, foi bem aceito pelo presidente da Fecoagro, Rui Polidoro Pinto. Segundo o dirigente, as alterações propostas, como ampliação do prazo de comercialização da safra para abril de 2005, proibição da esterilização de sementes no país bem como a Monsanto ser responsável por eventuais danos ao meio ambiente e a terceiros, e produtores de soja ficarem isentos do pagamento de royalties pelo uso das sementes nesta safra, ficaram dentro das sugestões "feitas em várias reuniões realizadas, com o relator, no interior do RS". Entretanto Polidoro concorda com a opinião do presidente da Farsul, Carlos Sperotto, que destacou a falta de "amenização quanto ao termo de compromisso que está sendo assinado pelos produtores rurais e que vai contra a CPI no Congresso que é contrária à assinatura dos sojicultores". Sperotto ainda salientou a falta de autorização de multiplicação de sementes pela Embrapa.

Ontem o Mapa anunciou os números de termos de compromissos já recebidos. Das 11.199 assinaturas, 225 são de produtores do PR, fato, que na opinião do ministro interino da Agricultura, José Amauri Dimárzio, impede que o Estado seja declarado área livre de transgênicos como pretende o governador Roberto Requião.

"Esperamos que o governador entenda que estamos cumprindo nosso dever e acredito que teremos sua colaboração". Segundo Dimárzio, não há como o governo estadual, por legislação própria, declarar-se área livre de transgênicos. "No Mapa acreditamos que a lei maior é a federal". O secretário de Agricultura do PR, Orlando Pessuti, não quis comentar sobre o assunto alegando não ter sido comunicado oficialmente. No PR, cerca de 40 agrônomos da SAA irão fiscalizar as plantações, armazéns e indústrias de soja no interior do Estado com o objetivo de localizar agricultores que estejam plantando organismos geneticamente modificados. No Vaticano, foi aberto ontem um seminário internacional para discutir os transgênicos. O evento termina hoje e reúne 67 especialistas dos EUA, Europa, Ásia e África.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.