CI

Pesquisadores dos EUA descobrem gene que aumenta resistência das plantas


O Instituto de Pesquisas com Plantas da Universidade de Cornell nos Estados Unidos divulgou esta semana a descoberta de um gene que contribuirá para o aumento da resistência natural das plantas contra pragas, e conseqüentemente, para redução da quantidade de pesticidas usado nas plantações. Trata-se do gene da proteína SAPB2, um sintetizador do ácido salicílico.

O ácido salicílico é um componente químico encontrado naturalmente na maioria das plantas, e produzido por elas em doses elevadas para combate a patologias provocadas por micróbios. Também é encontrado na composição da aspirina, o medicamento mais usado pelos seres humanos.

"Agora que encontramos a principal proteína sinalizadora do sistema imunológico das plantas, é possível aumentar seu poder de defesa", afirmou Daniel F. Klessig, um dos cientistas responsáveis pelo relatório sobre o tema publicado esta semana na internet.

O laboratório identificou a presença da proteína SABP2 nas plantas em 1997, mas o processo de purificação levou cinco anos. Segundo Gregory B. Martin, outro pesquisador de Cornell, a descoberta poderá ajudar os imunologistas a compreender o processo de evolução das infecções nos vertebrados, inclusive nos seres humanos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.