CI

UE vai diminuir rigor a partir de fevereiro para embarques de frango


A partir de 1º de fevereiro de 2004, a União Européia deixará de testar 100% das cargas de frango brasileira para detecção de nitrofurano, um antibiótico suspeito de ser cancerígeno. Nessa data, passarão a ser testadas 20% das cargas, informou Cláudio Martins, diretor-executivo da Abef (que reúne exportadores de frango). A Abef foi informada da decisão pelo chefe da missão brasileira em Bruxelas, embaixador José Alfredo Graça Lima.

Desde setembro de 2002, a União Européia testa todas os carregamentos de frango do país depois que foram detectados resíduos do antibiótico no produto brasileiro. O nitrofurano é proibido na Europa há vários, mas ainda era utilizado no Brasil até maio do ano passado, quando foi proibido pelo Ministério da Agricultura.

Segundo Martins, a medida foi tomada pela Comissão de Saúde e Proteção ao Consumidor da UE. Há mais de 60 dias, a UE não detecta traços do produto no frango brasileiro. Desde o ano passado, lembrou Martins, o Ministério da Agricultura e frigoríficos investiram em sistemas de controle para evitar riscos de contaminação com nitrofurano no frango.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.