CI

Estados Unidos podem bloquear carne do Brasil


Os Estados Unidos pretendem exigir de países exportadores de carne bovina a adoção de medidas contra o mal da vaca louca. As novas regras impostas aos produtores norte-americanos devem ser seguidas também pelos mercados externos. O Serviço de Inspeção e Segurança Alimentar do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) enviou carta a dez países exportadores no início de janeiro.

Segundo o documento, as importações serão bloqueadas se os países não cumprirem as novas regras. A carta divulgada na quarta-feira foi enviada a autoridades dos ministérios da Agricultura do Brasil, Austrália, Argentina, Canadá, Costa Rica, Honduras, México, Nicarágua, Nova Zelândia e Uruguai.

O problema, nesse caso, é a criação de mais uma barreira ao livre comércio, defendido pelos EUA na forma da Alca. O republicano Bob Go-odlatte, da Virgínia, se disse preocupado com a possibilidade de outras áreas do comércio internacional adotarem barreiras sanitárias como forma de proteger a indústria local. "Isso pode se espalhar para todas as outras áreas", disse. Goodlatte disse temer que outros países imponham barreiras comerciais aos produtos norte-americanos como represália.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.