CI

Cresce a demanda por carne de porco na China


Os preços da carne de porco subiram na China em virtude do surto de gripe de aves, que levou os consumidores a trocarem a carne de frango pela de porco, informou a Beijing Orient Agribusiness Consultant, uma agência afiliada ao Ministério da Agricultura. O aumento da demanda pela carne reduziu os estoques de porco vivo no país. Os preços registraram alta de 2,5 iuan (US$ 0,30), ou 20%, para 12,17 yuan o quilo desde que o país anunciou seu primeiro caso de gripe de aves no mês passado, informou a agência.

O estoque de porcos vivos do governo caiu para um quinto de seu nível médio, informou a nota, sem dar detalhes. Com a disseminação da gripe de aves, o consumo da carne de frango é cada vez mais substituído pelo consumo de carne de porco, informou a agência. A China sacrificou mais de 1.2 milhão de frangos, segundo o Ministério da Agricultura na semana passada. Os surtos de gripe de aves suspeitos e confirmados alastraram-se para 14 das 33 províncias do país.

Os preços de soja e de farelo de soja chineses caíram ante a preocupação de que os estoques menores de frangos poderão cortar a demanda pelos produtos, que são um dos principais componentes da ração animal. O contrato do farelo de soja para entrega em maio caiu para 2,711 iuan a tonelada na Bolsa de Commodity de Dalian na segunda-feira, baixa de 5,6% em relação a 16 de janeiro, o último dia de negociação antes de a China anunciar seu primeiro caso da doença. Os preços haviam subido 3,8% no mês anterior.

Os preços da soja caíram 4% durante o mesmo período. "A disseminação do vírus exerce u um impacto significativo sobre os preços da soja na China, especialmente nas áreas afetadas", informou na semana passada a China National Grain & Oils Information Center, uma agência afiliada à Administração Estatal de Grãos, em uma nota.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.