CI

A Voz do Mercado e FIA debateram sobre agronegócio e mercado de capitais em evento especial

Nesta segunda-feira (06.11) o talk show A Voz do Mercado realizou uma edição especial em parceria com a FIA Business School



Foto: Arquivo

Nesta segunda-feira (06.11) o talk show A Voz do Mercado realizou uma edição especial em parceria com a FIA Business School. A instituição, com mais de 40 anos de reconhecimento por sua excelência em educação e consultoria, uniu forças para discutir o "Agronegócio e o Mercado de Capitais".

Em uma discussão enriquecedora, a jornalista Suelen Farias e o consultor Ivan Wedekin conduziram o encontro, reunindo quatro importantes nomes do mercado agro para compartilhar suas perspectivas. O evento contou com Pedro Fernandes, diretor de agronegócios do Itaú BBA, José Angelo Mazzillo Júnior, assessor especial do Ministro da Agricultura e Pecuária, Bruno de Freitas Gomes, superintendente de Securitização e Agronegócio da CVM e Octaciano Neto, diretor de agronegócio da SUNO Asset.

Os palestrantes trouxeram dados importantes sobre políticas governamentais relacionadas ao agronegócio, questões de securitização no setor agrícola, investimentos e gestão de ativos no agronegócio. Eles também compartilharam suas visões sobre o papel do mercado de capitais no setor.

Pedro Fernandes, Sócio e Diretor do Itaú BBA, destacou a importância do agronegócio ao afirmar: "Temos que reconhecer que o agronegócio é o maior evento econômico dos últimos 40 anos. O impacto que o agro tem sobre a economia brasileira, nenhum outro tem nesta magnitude." Ele também ressaltou o crescimento significativo do mercado financeiro e o papel em constante evolução do mercado de capitais: "Estamos vivendo um crescimento exponencial."

Já José Ângelo Mazzillo Jr., Assessor Especial do Ministro da Agricultura e Pecuária, compartilhou suas perspectivas sobre o potencial do agronegócio: "A grande esperança é levar ainda mais investimento para um setor que tem muito a crescer. Gostaria de saber um setor que tenha tanta diversificação como o agro. Onde há problema, há oportunidade de investir." Ele enfatizou as duas vias de financiamento do setor: o sistema bancário e o mercado de capitais, destacando a inovação deste último.

O Superintendente de Securitização e Agronegócio da CVM, Bruno de Freitas Gomes, abordou o papel regulatório e as oportunidades que o mercado de capitais oferece ao agronegócio: "Desde que surgiu o FIAGRO, estamos trabalhando com foco em entender melhor o agro, para que o setor use os instrumentos do mercado de capitais. O conhecimento ainda é pequeno."

Otaciano Neto, Diretor de Agronegócio da SUNO Asset, enfatizou os desafios enfrentados pelo setor e a necessidade de transformar os produtores rurais em empresários: "O Plano Safra foi vítima do próprio sucesso. A velocidade da agricultura foi superior às oportunidades de recursos. É um trabalho interessante: transformar o produtor rural em um empresário." O diretor ainda ressaltou durante sua fala sobre os novos investimentos realizados pelo Fiagro da Suno, a partir dos recursos captados em sua 3ª emissão de cotas. O fundo investiu R$ 40 milhões no CRA Letíssimo, cujo devedor é a empresa Leitíssimo, com mais de 20 anos de atuação na produção de leite longa vida no Brasil.

O talk show é realizado ao vivo no canal do Agrolink no YouTube.  A Voz do Mercado tem o apoio da Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal (ABISOLO) e da Associação Brasileira das Indústrias de Suplementos Minerais (ASBRAM). A edição foi uma parceria com Pensa-FIA.

 

Perdeu o programa? Assista na íntegra: clique aqui.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.