CI

Estudo avalia estratégias para raízes, tubérculos e banana na África

O estudo indica que a maioria das culturas RT&B (particularmente mandioca, banana e batata doce) são bastante flexíveis



Foto: Marcel Oliveira

As safras de raiz, tubérculo e banana (RT&B) são amplamente cultivadas nas paisagens da África Subsaariana (SSA). Estas culturas alimentares básicas desempenham um papel fundamental nos sistemas de agricultura familiar devido ao seu bom valor económico e elevada importância na dieta diária da maioria das famílias. O plantio extensivo de culturas RT&B destaca sua natureza adaptativa, mas uma equipe de pesquisadores identificou a necessidade de obter um conhecimento mais específico sobre como as culturas RT&B podem responder às mudanças climáticas de longo prazo. Essa resiliência mudará? Os padrões de crescimento serão drasticamente alterados? Dada a importância das culturas RT&B, mudanças significativas no desempenho da cultura como resultado de mudanças induzidas pelo clima na adequação teriam sérias implicações para a segurança alimentar em toda a ASS.

Os pesquisadores concentraram seu estudo, recentemente publicado no jornal Agricultural Systems da Elsevier , no cultivo de banana, mandioca, batata e batata-doce na Região dos Grandes Lagos (GLR) da África Central - uma área que faz fronteira com os países de Burundi, o República Democrática do Congo, Quênia, Malaui, Ruanda, Tanzânia e Uganda. O estudo foi um esforço colaborativo de modelagem e cientistas que representam o Instituto Internacional de Agricultura Tropical, Centro Internacional de Batata, Programa de Pesquisa do CGIAR sobre Mudanças Climáticas, Agricultura e Segurança Alimentar, Instituto Internacional de Pesquisa Pecuária, Programa de Pesquisa sobre Raízes, Tubérculos e Bananas do CGIAR, Bioversity International e Instituto Africano de Nutrição de Plantas.

O estudo utilizou um modelo de adequação da cultura que analisou e mapeou o crescimento da cultura sob uma linha de base climática histórica e uma projeção futura das condições climáticas médias influenciadas pelos impactos das emissões de gases de efeito estufa. Os pesquisadores selecionaram um cenário de mudança climática potencial seguindo a via de concentração representativa (RCP) 6.0, conforme relatado pelo IPCC, em que as emissões atingem o pico em 2080 e as temperaturas globais médias aumentam entre 1,4 ° C a 3,1 ° C em 2100.

Os resultados indicam que os pequenos proprietários dentro do GLR geralmente experimentariam condições mais quentes e úmidas. Este cenário foi amplamente caracterizado como sendo mais favorável aos sistemas de cultivo RT&B. A mandioca, a banana e a batata-doce mostraram-se mais adaptáveis. Em contraste, as áreas de cultivo de batata eram muito mais vulneráveis. Na verdade, a redução generalizada na adequação da cultura da batata foi projetada para gerar mudanças significativas nas áreas tradicionais de produção e menos oportunidades para alternativas adequadas de cultivo de batata em todo o GLR.

Adaptação é necessária

Embora a modelagem tenha mostrado um grau encorajador de resiliência RT&B (com exceção da batata) para climas futuros, um aspecto importante do estudo tratou da identificação de estratégias direcionadas que, se adotadas em grande escala, ajudariam a garantir que a adequação da cultura permaneça como robusto como as projeções sugerem. Medidas adaptativas, como mudança da data de plantio para meses mais vantajosos e maior uso de variedades de cultivo de maturação precoce ou tolerantes à seca / calor, serão medidas críticas para as áreas especialmente sujeitas aos efeitos das mudanças climáticas.

O estudo indica que a maioria das culturas RT&B (particularmente mandioca, banana e batata doce) são bastante flexíveis em termos de sua data de plantio adequada dentro do GLR. A flexibilidade em relação a cronogramas de plantio alternativos é uma vantagem que, superficialmente, favorece sua adoção pelos pequenos agricultores . No entanto, os autores enfatizam que é necessário mais conhecimento sobre a atual "capacidade e disposição" dos agricultores para fazer tais adaptações. Esforços futuros requerem uma busca concertada de um uso mais amplo de variedades de RT&B inteligentes para o clima (particularmente para batata) que também possuem características preferidas do consumidor. Isso irá equipar melhor esses agricultores para lidar com os desafios futuros relacionados ao clima, especialmente para os agricultores situados em regiões sujeitas às mudanças climáticas mais intensas.

Mais trabalho também é necessário para identificar os canais e técnicas educacionais que serão mais eficazes na introdução das estratégias adaptativas necessárias dentro desses sistemas de produção estabelecidos, mas vulneráveis.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.