Por falta de conscientização, ou compreensão da gravidade que é a incidência dos fitonematoides, que se alimentam das raízes das plantas, os produtores rurais estão deixando de produzir de 30% a 50% a, menos nas diversas culturas cultivadas no Centro-Oeste principalmente.
A Fundação Chapadão foi criada há 24 anos, já sob a temática nematoides e até os dias atuais segue a preocupação com os produtores que ignoram a gravidade.
Os nematoides levaram a comunidade científica, empresas e instituições de pesquisas a descobrirem diferentes variedades, técnicas e até nematicidas para o controle ou convivência com os nematoides, para manter a rentabilidade no campo.
Falta ainda a conscientização dos produtores para evitar prejuízos e extrair o máximo do potencial produtivo das diferentes culturas que se consegue implantar nas lavouras do Centro-Oeste, com convivência dos nematoides, já que não se consegue a sua erradicação.
A Fundação Chapadão mantém o seu laboratório de diagnose de doenças e nematoide para auxiliar o produtor rural a identificar a incidência dos diversos nematoides existentes e ajuda-lo na tomada de decisão para a próxima safra.
Segundo a Engenheira Agrônoma, pesquisadora responsável pelo setor de nematoide agrícola e laboratório da Fundação Chapadão, Karoline Günther é fundamental que o produtor se preocupe com a identificação do nematoide em suas lavouras, na entressafra. Lembra a pesquisadora que a identificação no momento em que apresenta sintomas na lavoura já implantada é tarde demais para evitar grandes perdas de produtividade.
O laboratório da Fundação Chapadão está à disposição e apto a realizar análise e identificação dos nematoides nas lavouras dos produtores, mas para isso, ele deve coletar amostras de solo e raízes, de forma correta e encaminhá-las para análise.
A Fundação Chapadão já distribui um folder que explica o trabalho que realiza, instruções para coleta de amostras de solo e raízes para encaminhamento ao laboratório.
Alerta a Engenheira Karoline que este é o momento de se diagnosticar e quantificar o nematoide, para tomadas de decisões para a próxima safra.