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A economia está aquecida e sua empresa não encontra bons colaboradores?


Eleri Hamer
Vários setores da economia brasileira estão em franca expansão. A economia como um todo está aquecida e a preocupação em torno do potencial problema inflacionário retorne às discussões econômicas.
Os índices que medem o emprego têm dado mostras de avanço vigoroso o que de certo modo podem valorizar os bons profissionais no mercado, tornando-os elementos de alta demandada. Mas isso está restrito a alguns setores e regiões.
Sabemos contudo, que ainda existe um grande número de profissionais que possuem dificuldade em se colocar ou recolocar no mercado. O contingente de profissionais, às vezes de nível superior, mas que procuram uma oportunidade de demonstrar as suas habilidades e competências também é significativa.

Sem analisar a qualidade da oferta que em alguns casos é duvidosa, temos mais oferta que demanda e mesmo assim percebe-se que é significativo o número de empresas com grande dificuldade para encontrar colaboradores. Às vezes em posições que não necessitam de expressiva qualificação.
Desse ponto de vista devemos levar em consideração a possível motivação da dificuldade por parte das empresas e os potenciais erros estratégicos.
A questão crucial para termos bons profissionais é se a sua empresa é atrativa. O que a sua empresa possui de diferencial para que alguém optasse em incluí-la como um dos objetivos de vida?
Um argumento recorrente no meio empresarial é de que os bons funcionários estão empregados. O empresário em busca de bons profissionais precisa avaliar isso de um modo mais pragmático. Por que esses profissionais estão noutra empresa e não na sua? Qual o diferencial que estas têm ou tiveram para retê-los ao passo que você continua com dificuldade para encontrar um à altura?

É importante que o gestor analise a finalidade estratégica que espera dos colaboradores em sua empresa e de como ele trata essa questão.
Há duas maneiras de ver isso. A primeira é se sua empresa ainda está na fase em que o principal objetivo é fazer com que as pessoas simplesmente cumpram as metas da organização? Ou, na segunda opção, ela está preocupada em como despertar e inspirar criatividade, paixão e iniciativa nos colaboradores?
Se for a primeira, provavelmente a sua empresa sempre estará correndo atrás dos bons funcionários e terá dificuldade na hora de repor aqueles que trocaram a sua empresa por outra.
Principalmente porque a maioria das pessoas olhará com repugnância e somente aceitarão as suas ofertas aquelas que efetivamente necessitam ou na pior das hipóteses sejam profissionais de segunda linha.
Como afirma Gary Hamel da London Business School: a imaginação e o compromisso são valores que as pessoas escolhem trazer ao trabalho todos os dias ou não.
Por outro lado, em tempos de economia aquecida, também surgem novas oportunidades para os profissionais de destaque ou para aqueles que são capazes de ampliar a sua empregabilidade.
Uma dessas oportunidades relevantes é o estímulo ao processo empreendedor. Muitos bons profissionais tornam-se donos do seu próprio negócio nesses períodos e acabam demovendo a idéia de seguir uma carreira empresarial sendo apenas colaboradores.
Isso amplia as oportunidades para os profissionais, mas gera uma pressão extra aos empregadores sem preparo estratégico para atrair e reter os melhores colaboradores.
Uma boa semana de Gestão & Negócios.

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