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Análise de negócios (III) - O comprometimento de todos com o lucro da empresa


Arnaldo de Oliveira

"falar em lucro é focar atenções das pessoas, na razão básica da existência do negócio"..deixar de falar poderá se tornar uma irresponsabilidade fatal por não conscientizar as pessoas" 

Essa necessidade de conscientização e reflexão sobre o LUCRO, como parte normal do processo na vida de qualquer negócio, seja indústria, comércio ou serviço, nos conduz  a uma postura de reflexões obrigatórias necessárias à nossa própria sobrevivência.

  • QUAIS AS REFLEXÕES QUE DEVEM SER FEITAS PELOS FUNCIONÁRIOS, EM RELAÇÃO AO LUCRO DA EMPRESA ?

...."o lucro é problema do patrão"...."isso é com eles lá em cima"....."nós estamos no operacional, isso é coisa de gerente".....

Se antigamente os colaboradores dos níveis operacionais podiam se dar ao desfrute de dizer tais palavras, hoje, com maior abertura dos processos gerenciais e conseqüente participação, seriam considerados alienados e estariam também integrando o time "negativo", daqueles que não fazem falta ao negócio !

  • COMO ESTÁ O COMPROMETIMENTO DE CADA UM COM O LUCRO DA EMPRESA ?

.....o lucro é uma luta dos dirigentes apenas ? os gerentes se envolvem ? os demais níveis de liderança estão envolvidos ? Os colaborares sabem que o lucro é importante e estão comprometidos ?....

Atualmente, todos os colaboradores tem o compromisso de no seu setor, seja de que tamanho for, agir de forma positiva e proativa, evitando gerar custos inúteis e adicionais aos processos.  É tempo de todos unirem seus esforços para o sucesso do negócio.

  • ELE ESTÁ FAZENDO TODO O POSSÍVEL O LUCRO ACONTECER ?

....alguns atuam preocupados na busca do lucro, outros não estão nem aí....

É necessário que todos os colaboradores unam seus esforços na busca do lucro, para que a empresa tenha sucesso.  Se cada um estiver puxando para um lado diferente, as coisas poderão ficar críticas.

  • COMO CADA UM TEM QUE SE PREOCUPAR COM OS RESULTADOS NO FIM DO MÊS ?

....os funcionário só se preocupa com seu salário...se vier tá bom....o patrão é que tem dor de cabeça, se não tiver dinheiro no banco, fica maluco.... 

Nos dias atuais, os colaboradores devem ficar antenados, no dia-a-dia da empresa, visando ter um resultado positivo no final do mês, que irá favorecer a todos que nela trabalham.

  • SE A EMPRESA NÃO VENDER O VOLUME PLANEJADO, O QUE ACONTECE ? O LUCRO ESTÁ GARANTIDO ?

...os volumes planejados é que poderão garantir a saúde financeira e os lucros do negócio.  Se a empresa não vender o que planejou, terá que recorrer a bancos para buscar capital de giro, que terá um custo adicional, que poderá solapar os lucros do período.

Não é mais função de PCP-Planejamento e Controle da Produção ou Planejadores na Gestão, atingir os volumes planejados, já que isto é feito, baseando-se na margem de contribuição de cada item que a empresa venda.  Se não atingir os volumes de vendas necessários, as coisas poderão sair de controle, os prejuízos chegarão e colaboradores serão demitidos.

  • O QUE É PONTO DE EQUILÍBRIO ?

...quando Receitas = Despesas, temos o ponto de equilíbrio. A partir do momento em que as Receitas forem maior que as Despesas, teremos Lucro. Ou Prejuízo, se as Despesas forem Maior que as Receitas.

Mesmo que os colaboradores operacionais não tenham noção do que é Ponto de Equilíbrio Empresarial, eles sabem que no seu orçamento doméstico, se gastar mais do que ganham terão dificuldades financeiras....Esse conceito poderá ser usado em analogia, com a empresa, onde cada item perdido, cada retrabalho, cada perda, reduz o lucro no final do mês....

 

  • COMO SE CONSTITUI O LUCRO DA EMPRESA A CADA VENDA EFETUADA ?

A falsa idéia de que cada caminhão lotado com mercadorias se traduz em lucro e riqueza precisa ser desmistificada com o clareamento dos conceitos de Lucros e Custos....Quantos caminhões de mercadorias são necessários para pagar os custos fixos da empresa ? E para ela atingir seu ponto de equilíbrio ?

É preciso entender que o lucro da venda realizada somente é calculado após o recebimento da mesma e não no faturamento. Saiu o caminhão, a empresa está indo bem, os donos estão ricos, é uma idéia falsa e confusa.  Se a margem líquida de lucro for reduzida, como ocorre na maioria dos negócios e produtos, o volume de venda deverá ser muito grande para viabilizar a empresa.

  • PORQUE É TÃO DESASTROSO PERDER UMA VENDA ? E MAIS, PERDER UM CLIENTE ?

O cliente era chato mesmo, ufa, que alívio que se mandou....

Quem pensar dessa forma estará buscando sair do mercado....O cliente é o CLIENTE, seja chato, bonzinho, teimoso, exigente....A empresa deverá estar preparada para atender suas exigências e até agradecer o fato de suas exigências forçarem a melhoria dos padrões dos serviços internos.

  • LUCRO É DE RESPONSABILIDADE DE TODOS, DESDE A DIRETORIA ATÉ O ÚLTIMO NA HIERARQUIA ?

Sim, Lucro é mais do que uma META, tem que ser O CORAÇÃO DO NEGÓCIO...Ou tem lucro ou sairá fora do mercado, que não perdoa ninguém....

Se os dirigentes da empresa não dão o bom exemplo de como lidar com o LUCRO, que modelos estarão dando para seus colaboradores, sejam Diretores, Gerentes e Colaboradores operacionais ?  É preciso que os modelos sejam bem definidos e disseminados pela hierarquia toda.

  • PARA TER LUCRO, TODOS TEM QUE SABER COMO ELE É CONSEGUIDO ? PARA QUE SERVE O LUCRO ?

Cada empresa tem um nível de abertura para divulgar suas informações de resultados ao público interno e cada vez se comprova que as empresas com maior responsabilidade social e mais transparentes conseguem os melhores resultados....

As empresas que vem sendo premiadas em RESPONSABILIDADE SOCIAL são aquelas que tem feito a maior abertura nas suas "caixas pretas", com informações claras e transparentes sobre suas operações e resultados finais, tanto ao público interno como externo, quando tem ações em bolsa.  Acreditamos que é o melhor caminho para todos os negócios...

  • SEM LUCRO NÃO HÁ EMPRESA, INVESTIMENTOS, NADA. O LUCRO GARANTE A CONTINUIDADE DO NEGÓCIO.

Não dá mais para fugir dessa situação, é uma realidade comprovada.. Não tem lucro, fecha !  Não dá lucro, não tem continuidade!  Sem lucros, não há investimentos !.....

Todo investimento, mesmo os iniciais tem sua origem num fluxo de caixa, que poderá ser a sobra de recursos de períodos anteriores da mesma empresa ou de outras, assim como operações com instituições financeiras oficiais ou não, com o dinheiro a custo viável para o empreendimento.  O comportamento das multinacionais, de qualquer país é baseado nessa regra básica : NÃO DÁ LUCRO, FECHA O NEGÓCIO !...

  • O LUCRO NÃO É IMORAL

Respeitamos e consideramos o lucro ético, aquele que tem origem saudável, do esforço do empreendedor e dos colaboradores, como a META IDEAL, o caminho a ser seguido por qualquer negócio.

Se considerarmos o Lucro como IMORAL, não poderemos ter nenhum negócio, seja comércio, serviços ou indústria.  O que temos que adotar são regras claras e éticas, quando às negociações, usando a GANHA/GANHA em todos os momentos, andando na "linha certa", mesmo quando as propostas sejam apresentadas como tentadoras.   Os vencedores são os que TRABALHAM, LUTAM PARA CHEGAR ÀS METAS, sem atropelar os demais, mantendo-se na "LINHA CERTA", na ética, na negociação GANHA/GANHA.   A eles,  reputamos profundo respeito !

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