CI

As Superpoderosas da economia global


Antonio José Radi
Há cerca de dois anos a Revista New Scientist publicou um interessante artigo científico redigido por três pesquisadores do Instituto Federal de Tecnologia de Lausanne, na Suiça. O mencionado artigo passou despercebido pela nossa grande mídia, ocupada, provavelmente, em disponibilizar ao público informações mais "relevantes". Resgato neste momento este pioneiro trabalho de pesquisa, pois acredito que ele não teve, pelo menos em nosso país, a atenção merecida.

Os pesquisadores Stefania Vitali, James B. Glattfelder e Stefano Battiston trabalharam duro e montaram um gigantesco banco de dados com informações de 37 milhões de empresas e investidores. Desse universo, os estudiosos identificaram pouco mais de 43 mil companhias com maior influência no comércio global; mapeando suas conexões, eles construíram, então, um modelo demonstrando a hegemonia econômica a nível planetário.
Afunilando ainda mais os dados, os estudiosos depararam-se com um seleto grupo de 1.318 empresas as quais, conjuntamente, detêm a maioria das ações (blue chip) das principais companhias do mundo. Este privilegiado grupo de grandes corporações controlaria 60% das receitas globais.
Dentro deste relativamente pequeno conjunto de empresas os pesquisadores descobriram algo  ainda mais notável: apenas 147 empresas controlam 40% da riqueza possuída pelo citado grupo de 1.318 grandes companhias. E tem mais: a maioria delas são instituições financeiras. Os pesquisadores chamaram estas 147 de "super-entidade".

O mérito do trabalho de Vitali, Glattfelder e Battiston foi quantificar e dimensionar algo que muitos de nós já sabíamos existir, ainda que subjetivamente. Parece-me inevitável que esta acentuada concentração de poder econômico acabe por afetar países, suas políticas, suas economias e suas sociedades de forma significativa. Em um próximo artigo, procuraremos demonstrar como esta interferência se manifesta, por exemplo, na agropecuária.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.