CI

Brasil cria Avestruz


Argemiro Luís Brum

 Devido à procura e adesão à atividade, o Brasil já é o segundo maior criador mundial de avestruz. Países como Canadá, Estados Unidos, Austrália, Espanha, Itália e França somados ao Brasil tem um plantel de cerca de 4 milhões de animais. Particularmente o Brasil apresenta condições climáticas favoráveis, dentre outros fatores, à estrutiocultura (criação de avestruz). A atividade já desenvolvida comercialmente, se adaptou muito bem no Brasil, apesar de o plantel ser de somente 530.000 animais em todo o país. Dados da Associação de Criadores de Avestruz do Brasil - Acab, informam que além da carne de elevada qualidade devido ao baixo teor de gordura, a atividade rende ainda lucros com o couro e plumas. Na grande Região Noroeste do Rio Grande do Sul existem algumas iniciativas nesse setor, contando inclusive com uma Associação de Criadores de Avestruz, com sede aqui no município de Ijuí.

Desempenho do Porto de Paranaguá


 O Porto de Paranaguá (no Estado do Paraná) é o maior exportador de grãos da América Latina (embarcando principalmente soja, farelo de soja e milho). No ano de 2005, foram embarcadas 11,3 milhões de toneladas (somados todos os graneis sólidos). O porto superou os embarques realizados pelo Porto de Santos (em São Paulo) - com 10,4 milhões de toneladas, e pelo porto de São Francisco do Sul (em Santa Catarina) - com 3,7 milhões de toneladas no mesmo período. Além do escoamento de graneis sólidos, o Porto de Paranaguá também realiza embarques da chamada carga geral (formada por madeira, cargas frigorificadas, veículos e contêineres), para as quais, no ano de 2005, o Porto registrou um incremento de 12% no embarques, segundo a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.