
Neste dia 23 de outubro comemora-se o centenário do primeiro vôo de Alberto Santos-Dumont (1873-1932) com seu avião 14-bis, em Bagatelle, arredores de Paris, França, fato de grande significado para a humanidade.
Ele foi o primeiro homem no mundo a construir e voar num aparelho mais pesado que o ar (
As superfícies do 14-bis eram de seda japonesa, as armações de bambu e pinho, as junções da estrutura e as hélices de alumínio e os cabos-de-comando confeccionados em aço.
Quando o motor roncou em sua potência máxima, Santos-Dumont, preocupado com as pessoas que se aglomeravam por todos os lados, pediu com amplos gestos que se afastassem.
Milhares de olhos se fixaram sobre o aeroplano que avançou por
Depois de voar por
Com este vôo Santos-Dumont conquistou o prêmio "Archdeacon", oferecido pelo capitalista francês de mesmo nome ao primeiro aviador que conseguisse voar distância de
A falsa impressão de que o 14-bis voava para trás é devida à configuração conhecida em aviação como "canard", que significa pato em francês, por apresentar os lemes na parte dianteira do avião, conferindo excepcional sustentação na decolagem.
Seu vôo pioneiro contou com o testemunho da multidão, a filmagem por companhia cinematográfica e o reconhecimento e a homologação do L'Aéro-Club de France.
O Prêmio do Aeroclube da França, de 1500 francos, também estabelecido em 1906, foi destinado ao primeiro homem no mundo que realizasse, com os próprios meios do aparelho, vôo de mais de
Em 12 de novembro, passados vinte dias do vôo pioneiro, Santos-Dumont realizou cinco tentativas para vencer mais este prêmio, com seu 14-bis, agora aperfeiçoado com "ailerons" que permitiam maior controle lateral do avião.
Às 16 horas e 45 minutos, em sua quinta tentativa, Santos-Dumont decolou contra o vento, voou por
Vários outros aviões foram construídos por Santos-Dumont nos anos seguintes, com destaque para os "Demoiselle". Em 1909 fez seu último vôo como piloto,
Santos-Dumont colocou esse modelo de avião à disposição pública, com todos os detalhes e especificações, para livre reprodução, sem nenhum direito comercial para o seu inventor. O "Demoiselle" foi o primeiro avião fabricado em série no mundo.
Nos cem anos que se seguiram ao vôo pioneiro, a aviação cresceu rapidamente, sendo empregada em diversos setores, com destaque para o militar, comercial, serviços e lazer.
Europa e América do Norte destacam-se na indústria e utilização de aeronaves, que hoje está difundida por todo o mundo.
Na agricultura a atividade tem proporcionado excepcionais ganhos de produtividade devido a semeaduras, adubações e combate às pragas. Mais do que isso, tem possibilitado os cultivos em larga escala, devido à rapidez e precisão com que as lavouras são tratadas pela aviação agrícola.
No Brasil, o primeiro vôo agrícola ocorreu em Pelotas, em 1947, quando outro pioneiro, o piloto Clovis Candiota, adaptou uma polvilhadeira num avião do aeroclube e combateu com sucesso os gafanhotos que dizimavam as lavouras da região.
Hoje a aviação agrícola brasileira possui 1200 aeronaves, especialmente construídas para este fim, a segunda maior frota mundial, que trata área de 20 milhões de hectares anualmente, principalmente em culturas como soja, algodão, arroz, cana-de-açúcar, trigo, banana, pastagens, entre outras.
O combate a incêndios florestais tem sido realizado com auxílio de aeronaves agrícolas no Estado de Minas Gerais com sucesso. O combate a insetos vetores, que transmitem doenças e causam transtornos à população, tem sido realizado recentemente sobre o Rio Pinheiros, na cidade de São Paulo, com aeronave agrícola.
Em vários lugares do mundo estão programadas comemorações para este dia 23 de outubro, com destaque para os festejos em Paris, que atrairão aviadores de muitos países, para brindar o seu dia.
Uma réplica brasileira do 14-bis, construída em Goiás, realizará um vôo na França, repetindo o ato pioneiro do século passado.
Uma experiência inesquecível deste autor com a vida de Santos-Dumont foi visitar, há alguns anos, sua casa em Petrópolis, RJ, conhecida como "Casa Encantada", devido a inovações em arquitetura, ergonomia e simplicidade. Lá o pioneiro da aviação mundial residiu em diversas ocasiões e, hoje, podemos conhecer sua genial escada, com degraus desencontrados, que obriga os visitantes a entraram na residência com o "pé direito".
Clique aqui e confira as imagens
Mais informações sobre aviação agrícola clique aqui