1) SUÍNOS: EXPORTAÇÕES MAIORES EM 2001
A Secretaria de Comércio Exterior (Secex) ainda não fechou os números das vendas de carne suína referentes ao ano de 2001 mas a expectativa é de que as mesmas superem 100% em relação ao ano passado. No período de janeiro a novembro as exportações registraram um volume de 245.300 toneladas, perfazendo um crescimento de 91,5% sobre o volume exportado no mesmo período do ano de 2000. Do total exportado no período citado, no ano de 2001, a participação do mercado argentino foi de 15% contra 28% no ano anterior.
2) DESVALORIZAÇÃO DO PESO ARGENTINO x PREÇO DOS GRÃOS NOS EUA
Os preços dos grãos norte-americanos deverão sofrer influência da desvalorização da moeda da Argentina. Segundo a Associação Nacional dos Produtores de Milho dos Estados Unidos, o maior impacto da decisão argentina atingirá principalmente o preço da soja, pois a desvalorização da moeda torna as commodities argentinas mais baratas em relação aos produtos norte-americanos. Para o milho, o impacto deverá ser menor, visto que os produtores argentinos normalmente vendem o produto após adquirir os insumos do ano seguinte. Além disso, a safra de milho na Argentina será menor do que o inicialmente previsto. A mesma fonte acredita que os Estados Unidos deverão reduzir a área de milho em favor da área cultivada com soja para o próximo plantio estadunidense (abril/maio). Assim, os preços das commodities norte-americanas poderão se reduzir depois da colheita sul-americana. Em relação ao trigo, a situação do cereal pode repetir a realidade da soja.
3) USDA REDUZ SAFRA DE MILHO NA ARGENTINA
Conforme o relatório do USDA, divulgado nesta sexta-feira (11/01), a produção de milho na Argentina efetivamente será menor. Estima-se agora um volume final de 11,5 milhões de toneladas contra 15 milhões inicialmente previstos e 25,8% abaixo da safra passada. Mais um motivo para os preços do cereal subirem no Brasil no transcorrer de 2002.