CI

A importância das boas práticas agronômicas


Carlos Roberto Dellavalle Filho

Estamos próximos de uma nova safra de soja e nada mais importante que lembrar da importância das boas práticas agronômicas que auxiliam a obter bons tetos produtivos.

Nós temos como objetivo na implantação das lavouras buscar um estande adequado e acima de tudo com alto vigor, para conseguirmos atingir altas produções, e nada mais correto que iniciarmos os cuidados já com a semente. 

É muito importante adquirir sementes fiscalizadas de boa qualidade de procedência e com alta qualidade fisiológica e acima de tudo sanitária.

Sabemos que há inúmeras pragas e doenças que assolam a agricultura, e na cultura da soja temos diversos patógenos e pragas potencialmente danosas se não controladas afeta a produção final. Diante disso dispomos de uma técnica muito importante para assegurar a qualidade das sementes através da aplicação de produtos químicos eficientes para controlar fitopatógenos, fungos e pragas associados às sementes, além de atuar contra o ataque inicial de pragas específicas do solo, protegendo as plântulas durante o processo germinativo e de emergência (fase inicial). Porém nada adianta um tratamento se não sabermos o que temos nas sementes e no solo, diante disso devemos fazer analise das sementes a fim de detectar possíveis patógenos e assim criar um histórico das áreas também. Já para pragas um bom exemplo é fazer amostragens de pragas de solo afim de detectar a presença de possíveis insetos como o coró entre outros de grande relevância. Outro fator muito importante que devemos levar em consideração é sempre seguir a orientação de um Engenheiro Agrônomo a fim de recomendar o produto correto para cada situação de campo evitando assim problemas futuros e custos. Saber o produto ideal é um fator chave além da identificação correta das pragas e patógenos. Deve-se sempre respeitar as doses indicadas pelo profissional e pela bula do produto, jamais usar sub doses pois selecionamos pragas e doenças resistentes com isso. 

Aspecto não menos importante é a qualidade do tratamento de semente, a qual devemos buscar um bom recobrimento e que os fungicidas estejam realmente em contato direto com a semente distribuídos uniformemente. 

Atualmente possuímos as opções do Tratamento de semente industrial (TSI) a qual já vem tratada que assegura precisão no volume de calda utilizado, melhor cobertura, e menor riscos, além de maior rendimento por hora no tratamento quando compradas com a On Farm.

Podemos concluir que atualmente dispomos de vários benefícios com o uso do tratamento de sementes que merecem destaque: a proteção na fase inicial das pragas; controle de amplo espectro e a manutenção do estande inicial da lavoura.

Fica a dica! Bom Plantio e uma boa safra a todos!

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.