CI

As Mulheres se destacando na Gestão de Propriedades Rurais


Rogério de Melo Bastos

Outro aspecto que se há de considerar é que Mulheres estão se destacando como gestoras de empreendimentos rurais justamente porque chegam com este comportamento, com esta visão de distribuir as tarefas para os colaboradores de acordo com as competências e habilidades de cada um.  Quanto à gestão financeira do empreendimento as mulheres estão se capacitando e tomando para si esta responsabilidade extremamente importante em qualquer empreendimento.

Na gestão das propriedades rurais, o homem normalmente é visto como o principal membro atuante desse segmento. Mas isso está mudando, elas, as mulheres, desempenham múltiplas funções e tarefas na organização interna. Realizam controles administrativos, tomam decisões, isso significa que participam das atividades de gerenciando da propriedade.

Durante muitos anos os fatores físicos e biológicos, colocaram as mulheres em condições inferiores, sexo frágil. O temperamento mais paciente e compreensivo acabou por reforçar a desigualdade da mulher perante o homem. A partir do século XIX, os movimentos feministas e as pesquisas sobre mulheres ganham outras perspectivas. Atualmente as mulheres estão sendo alvo de variadas pesquisas, pela sua crescente inserção no mercado de trabalho.

As relações sociais têm grande importância na agricultura familiar, pois interfere diretamente na divisão das tarefas, na gestão e na participação da família nas atividades da comunidade.

Nesse contexto a mulher na propriedade rural já não se limita mais na atuação nas atividades domésticas, que estão ligadas aos costumes, tradições, e valores herdados das sociedades patriarcais.  Mulheres atuam em cargos de chefia em propriedades rurais e tem a responsabilidade de comandar o seu destino. Da mesma maneira, no campo, o desafio é colocado para as mulheres, além de serem as detentoras da maternidade, com o papel de valorizar a afetividade, assume junto com o marido ou a família as atividades pertinentes a gestão.

Hoje a mulher rural tem vez e voz, e serve de exemplo de superação para as demais, uma vez que a lida no campo é muito exigente, pois não tem folgas em finais de semana ou férias. As mulheres têm a habilidade de conciliar os trabalhos produtivos com os trabalhos domésticos e a ainda com a função de ser mãe.

 

PERFIL DA MULHER GESTORA NAS PROPRIEDADES RURAIS

Segundo a pesquisa realizada pela PwC Brasil – Consultoria em Diversidade as mulheres que estão assumindo a gestão em propriedades rurais possuem o seguinte perfil:

  • Agricultoras e pecuaristas, com trabalho direto na produção agropecuária, são descendentes de famílias com tradição no setor;
  • Descendentes de imigrantes ou famílias tradicionalmente produtoras no setor;
  • 60% das mulheres possuem escolaridade Superior Completo;
  • 80% participam de associações e/ou sindicatos de produtores;
  • 39% são associadas de cooperativas;
  • 55% estão na faixa etária entre 40 a 59 anos;
  • 24% estão no Rio Grande do Sul.
  • 62% são casadas ou vivem com seus parceiros;
  • 65% possuem mais de um filho.
  • 57% estão com um ou mais filhos em casa;
  • 80% tem acesso e usam a internet.

 

 

No processo aqui definido como “familiar” a mulher tem origem de família tradicional no setor por várias gerações, mas, apesar de entender que a sua participação na atividade é importante nem sempre se coloca como a proprietária ou decisora. No caso da “herança programada” a mulher também vem de família de agricultores, estuda e se programa para voltar e tocar as atividades da família, nem sempre contando com o seu apoio neste processo. Vislumbra novas possibilidades no negócio e se mantém atualizada no contexto tecnológico e de gestão, assim como acontece no caso da “herança não programada”. Neste último caso, a mulher tinha outras atividades e não estava inserida no agronegócio, mas decide ficar à frente do negócio em algum momento por razão não programada. Está sempre procurando ajuda com através de vizinhos, associações, parceiros e não se intimida com recusas de suas propostas de inovação, buscando sempre melhorar a produção.

Texto extraído do Livro: GESTÃO RURAL, A ALMA DO AGRONEGÓCIO - Publicação FEDERACITE Ago/2018 - Autor: Rogério de Melo Bastos

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.