CI

ESCOLA DA VIDA


Paulo Lot Calixto Lemos

Desde que me entendo por gente, ouço falar em crises de todos os tipos. Existem pessoas especializadíssimas no assunto, capazes de discorrer horas a fio a respeito do quanto a situação está feia, do quanto os prognósticos são ruins, do quanto o custo de vida está caro ou a quantas andam a violência e a corrupção. Apesar de exporem detalhadamente o melhor receituário para sanar todos esses males, falam ainda que estamos a caminho do final dos tempos. Palavras...

Bem, realmente ainda vivemos num mundo cheio de desigualdades, erros e imperfeições. Num mundo que é assim não por castigo ou injustiça divina, mas por causa de nossa própria incapacidade, por sermos ainda como crianças. E como toda criança, precisamos errar para aprender. Ainda somos como São Tomé, precisamos enfiar o dedo na tomada para acreditar que ali se toma choque. Enfim, devido às nossas próprias inaptidões ainda não colamos grau. Estamos cursando o pré-primário da escola da vida.

Pensando assim, os agourentos de plantão não me causam mais o menor temor. Como sou um otimista, sei que como todo curso, este em especial – a escola da vida, necessitará de um caminho longo e penoso a ser percorrido, mas que, com toda certeza, um dia aprenderemos e colaremos grau.

Porém, não será com os braços cruzados que conseguiremos nos graduar. Nossos pensamentos são materializados através de nossas palavras, que por sua vez desencadeiam nossas ações. Assim, se os usamos negativamente, materializar-se-ão em nossas vidas apenas coisas negativas. Por outro lado, usando-os positivamente, com certeza teremos frutos positivos. Mas como disse, de nada adiantará fazer uso das palavras, mesmo que de modo positivo, se elas forem usadas em vão. Nossa graduação depende da ação, de ações positivas, de estudo e de prática. Portanto, descruzemos os braços e partamos para a construção de uma vida melhor, para nós e para os outros. Este, também, é um ponto fundamental, pois trabalhar para construir uma vida melhor apenas para nós mesmos também não será suficiente. Certamente que o egoísmo, fará com que o tiro saia pela culatra, pelo simples fato de ser impossível se viver uma vida feliz e em paz, estando rodeado de miséria, injustiça, violência e maldade.

Com isso desejo que vistamos a carapuça. Cada um de nós e, por conseguinte a humanidade como um todo, é a única responsável pela sua historia. E mais uma vez estamos sendo levados a uma guerra por dois tiranos. Um deles, George W Bush, mandatário do maior império militar, econômico e tecnológico do mundo, quer a guerra visando apenas os interesses de seu próprio império. O outro, Sadan Hussein, um tirano sanguinário, corrupto, assassino e genocida, que sem duvidas, está no podium entre os grandes criminosos da historia da humanidade, é guiado apenas pelos seus próprios interesses de poder e riqueza.

Mais uma vez estamos enfiando o dedo na tomada, ou descruzamos os braços ou nos resta apenas torcer para que o choque não seja muito forte...

Paulo Lot Calixto Lemos

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.