CI

Pão líquido, sabe o que é? Cerveja!


Jose Luiz Tejon Megido
Hoje é o Dia Mundial do Trigo, origem do pão. Dia 10 de novembro, dia também de Trump marcando uma nova era nas relações mundiais, em que o  agronegócio brasileiro pode sim crescer e ser valorizado como alternativa vital e fundamental para a segurança alimentar do planeta, no radicalismo competitivo que Trump efetivará com o USA all over the world.
Em relação ao trigo, continuamos importadores, dependentes do trigo importado, inclusive do americano. Os produtores brasileiros têm uma boa safra neste ano, mas os preços estão em queda. E não nos acertamos até agora na coordenação dessa cadeia produtiva que está presente no pão nosso de cada dia. E pergunto: “você sabia que ao comer uma pizza está comendo parte de produto importado? Ou no café da manhã, naquele pãozinho na chapa?”.
Dependemos de cerca da metade do que o Brasil precisa hoje de trigo a cada ano. A autossuficiência em trigo não passa de piada de papeis bem-intencionados. Está na hora da Abitrigo (Associação Brasileira da Indústria do Trigo) com a CNA (Confederação da Agropecuária Nacional), Abag (Associação Brasileira do Agronegócio), OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) e dos ministros tomarem juízo e um rumo nesse cereal que tem 10 mil anos e que agora está servindo até para a indústria da ração animal no Brasil, pois os preços estão muito baixos e o milho caro.
Logo o santo trigo do nosso pão e massas vai alimentar também aves e suínos, mas com certeza, fato revelador de ausência de uma política agro industrial desse nobre e tão humano cereal.
Falta trigo e não tem preço justo de trigo em um dos maiores agronegócios do mundo. Feliz Dia Mundial do Trigo.  

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.