
Minha “bisa é só uma
Ela é única, só tenho ela
Ela é suave, ela é bela
Mais parece uma donzela
Seus olhos são brilhantes
Azuis como a cor do céu
Seus cabelos são de pluma
Brancos como um lindo véu
Seu sorriso é claro e radiante
Cheio de ternura e confiança
Revela sempre um amor sincero
Que nos traz muita paz e esperança
Com esses versos da sua bisneta Olívia, inicio minha prosa dizendo que hoje é um dia muito especial para todos nós, seus 13 filhos, 42 netos e 44 bisnetos. Especial porque hoje é 26 de março. O dia do seu aniversário. O dia do aniversário da nossa querida vó Ritoca.
Veio ainda criança das barrancas de Alfenas, ainda nos tempos do carro de boi. Vó Ritoca aqui se criou e se casou, tornando-se a matriarca desse numeroso clã. Que através dos acordes de seu piano, se viu sempre inspirado sob as asas do amor e da solidariedade.
Mais do que por isso, hoje é tão especial porque significa a comemoração de uma vida que completou 90 anos. Uma vida cheia de exemplos e de realizações...
São 90 anos de muito trabalho e muitas dores, mas também de muita sabedoria e muita fé. São 90 anos cheios de exemplos que a senhora sempre nos deu, dia após dia... Sua disposição, sua alegria de viver, sua serenidade, seu senso de justiça, são exemplos que apenas dignificam o orgulho de sermos seus descendentes.
Certa vez um homem chegou até um sábio e perguntou:
- Mestre, o que faço para bem criar os meus filhos?
Ao que o sábio respondeu:
- Simples! Dê a eles AMOR e ESPELHO.
Em todos estes anos vó Ritoca, a senhora tem nos dedicado exatamente isto.
Do modo que o vó Ritoca pensa, são as palavras que ela diz, as palavras que a vó Ritoca diz, é exatamente o modo que ela faz. Dar espelho é ser assim!
E como é dando que se recebe... Nós também te amamos muito. Muito mesmo vó Ritoca!
Paulo Lot Calixto Lemos