CI

VO RITOCA


Paulo Lot Calixto Lemos

Minha “bisa é só uma

Ela é única, só tenho ela

Ela é suave, ela é bela

Mais parece uma donzela

Seus olhos são brilhantes

Azuis como a cor do céu

Seus cabelos são de pluma

Brancos como um lindo véu

Seu sorriso é claro e radiante

Cheio de ternura e confiança

Revela sempre um amor sincero

Que nos traz muita paz e esperança

Com esses versos da sua bisneta Olívia, inicio minha prosa dizendo que hoje é um dia muito especial para todos nós, seus 13 filhos, 42 netos e 44 bisnetos. Especial porque hoje é 26 de março. O dia do seu aniversário. O dia do aniversário da nossa querida vó Ritoca.

Veio ainda criança das barrancas de Alfenas, ainda nos tempos do carro de boi. Vó Ritoca aqui se criou e se casou, tornando-se a matriarca desse numeroso clã. Que através dos acordes de seu piano, se viu sempre inspirado sob as asas do amor e da solidariedade.

Mais do que por isso, hoje é tão especial porque significa a comemoração de uma vida que completou 90 anos. Uma vida cheia de exemplos e de realizações...

São 90 anos de muito trabalho e muitas dores, mas também de muita sabedoria e muita fé. São 90 anos cheios de exemplos que a senhora sempre nos deu, dia após dia... Sua disposição, sua alegria de viver, sua serenidade, seu senso de justiça, são exemplos que apenas dignificam o orgulho de sermos seus descendentes.

Certa vez um homem chegou até um sábio e perguntou:

- Mestre, o que faço para bem criar os meus filhos?

Ao que o sábio respondeu:

- Simples! Dê a eles AMOR e ESPELHO.

Em todos estes anos vó Ritoca, a senhora tem nos dedicado exatamente isto.

Do modo que o vó Ritoca pensa, são as palavras que ela diz, as palavras que a vó Ritoca diz, é exatamente o modo que ela faz. Dar espelho é ser assim!

E como é dando que se recebe... Nós também te amamos muito. Muito mesmo vó Ritoca!

Paulo Lot Calixto Lemos

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.