CI

VOCE DECIDE


Paulo Lot Calixto Lemos

Especialmente agora, época de copa do mundo, o assunto é sempre o mesmo. Seja nos botecos, nas festas, nas lojas, no trabalho ou, como bem nos contou o mestre Adelmo Leonel, até nas filas de banco! A conversa é uma só: Futebol.

Já que o papo é esse, então vamos lá: Independente das burradas do Felipão, da ida ou não ida do Romário, da fraca defesa verde e amarela, e etc, tenho uma duvida que gostaria de compartilhar com vocês. Duvida esta que me persegue desde o ultimo jogo do Brasil e, como não sou um “especialista” no assunto, não saberia responder com certeza, qual a resposta correta. Portanto, aproveitando época tão oportuna, conto com a ajuda de vocês para redimir de uma vez por todas essa pendenga.

Em nossas reuniões festivas, nas quais a “tchurminha” se encontra, independente de ser ou não copa do mundo, o assunto futebol sempre pinta, algumas vezes em tintas fortes e coloridas, outras vezes em cores pálidas e acinzentadas, porem está sempre na pauta do dia. Afinal, não é à toa que cerveja rima com “peleja”! Pois bem, numa dessas festas, após o chorado 2x0 contra a Bélgica, a bola tava correndo solta, com Waguinho de um lado e Pezinho do outro. Esclareço:

Waguinho é Wagner Lemos Soares Maia, dono da Village Imóveis e filho do saudoso Dr. Breno Soares Maia. Waginho, ou melhor, professor Wagner, comandava seus alunos nos idos e bons tempos do colégio de Passos, professorando tanto questões acadêmicas como esportivas, com sábia autoridade.

Pezinho é João José Stockler Calixto, meu tio e filho da nossa querida Vó Ritoca. Grande atleta em sua juventude, campeão “Junior” da então alardeada Copa Tiradentes de futebol de salão, até hoje futebolista juramentado, e palmeirense roxo.

Assim sendo, argüiam ambos:

- O mais importante, o burro do Felipão não há meio de por na cabeça: é o esquema tático. O passe! De dez passes, aqueles pernas-de-pau não tão acertando nem dois! – dizia irritado Pezinho.

- O pior não é isso não Pezinho, o Felipão precisa trabalhar melhor é a finalização. Os três Rs têm é que desentortar o pé. Acertar o gol! – argumentava o professor Wagner.

- Ora Waguinho, o gol só nasce de um passe bem feito!

- Tudo bem... Mas do que adianta um passe bem feito se o atacante tem pé torto e manda a bola pra fora?

- Tudo bem também... Mas muito mais importante é o passe!

- Nada disso. Mil vezes mais importante é o gol! Nunca vi time nenhum ganhar só dando passe bonito. Só ganha quem faz gol! Lembra da seleção de 82, do Paolo Rossi? Quem não faz, toma...

- E eu também nunca vi time nenhum ganhar sem pelo menos um passe bem feito, que é de onde se origina o gol. Portanto o passe é mais importante!

- Larga de sê bobo Pézinho! Cadê a tática no jogo contra a Bélgica? O time estava todo desarrumado, e ganhamos! O GOL é muito mais importante!

- Certeza c’ocê nunca jogou bola Waguinho... Mesmo contra a Bélgica, os gols só saíram por causa de 2 passes bem feitos! O PASSE é tudo num jogo!

- Nada disso, é o GOL!

- Lógico que é o PASSE!

- É o GOL!

- É o PASSE!

E a coisa se inflamou a tal ponto que chamou a atenção de todos na festa, e logo todo mundo queria participar com uma opinião... Era tanto palpite que nenhuma conclusão foi possível. Balburdia total.

Na tentativa de organizar a pendenga, armamos então uma “enquete” (palavrinha em moda esta, não?). Botamos a polêmica em votação.

Votantes devidamente contados e catalogados, urna arrumada, a votação iniciou-se... Terminado o plebiscito, e após angustiante espera pela esclarecedora resposta das urnas, o resultado:

- 3 votos nulos, 2 abstenções, 13 votos “GOL”, 13 votos “PASSE”...

Xiiiiii! Deu EMPATE TÉCNICO!

Portanto, mais uma vez peço a sua ajuda.

- Se você acha que o mais importante num jogo de futebol é o PASSE, ligue 3521 9033.

- Se você acha que o GOL é o que vale numa partida de futebol, ligue 3521 7557.

A decisão é sua!

Paulo Lot Calixto Lemos

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.