CI

Debate On-Line


Luiz Soares

Estamos vivendo uma das piores crises da agricultura nacional, basta olhar para a situação do leite, do milho, da soja, das frutas tropicais, entre tantas.

Neste elenco digno de um samba de crioulo doido, todos os enfoques são dirigidos para se aumentar a exportação brasileira.

Em assim sendo, quase todos os informativos e trabalhos estam voltados para a implementação de novas tecnologias, considerando ser o empresario rural, um indivíduo totalmente desqualificado e altamente resitente a tecnologia. Esta é a visão que se passa para a sociedade brasileira. Um conhecimento totalmente acadêmico, da chamada informação do faz de conta.

Pois bem. É chegado a hora de se promover um grande debate nacional, no sentido de se olhar e vê a agricultura como sendo uma atividade que sobrevive em função do chamado custo de produção. Não temos mais saida, com a alta desenfreiada dos insumos, da energia, do combustível, dos salários, os impostos, dos fretes, das máquinas e implementos agrícolas, da taxa de juros e outras mazelas maiaores.

Diante de tal situação, a produtividade nacional encontra-se totalmente estacionada, sem que venha surgir qualquer possibilidade em se, ao menos, equilibrar o custo de produção como o preço de venda pelo produtor. Não me falem em tecnologia como sendo a salvação da lavoura.

É preciso urgentemente se discutir o custo de produção, e, ainda, com esta enquete ou debate on line nacional, se criar um mecanismo de interferência governamental no tocante a redução do custo de produção. Não seria o caso de se falar em subsídio; mas, sim, dizer ao governo que estamos na nossa capacidade limite ou ponto de equilíbrio entre a sobrevivência e a pródução.

A grande pergunta seria: Qual o verdadeiro papel do governo no tocante a agricultura e pecuária nacional - arrecadar impostos ou fomentar a geração de emprego e renda no campo?

Você tem idéia da carga tributária em cadeia que onera o setor primário nacional?

Qual a taxa de juros suportável por uma atividade que, reconhecidamente está sujeita a tantos riscos?

Não seria mais justo a retirada de todos os impostos nos insumos, máquinas e equipamentos destinados à agricultura? Ou se cobrar apenas um imposto sobre o produto final?

Enfim, sugerimos ser montada uma grande pesquisa On Line, abordando tais postulados e, com isto possamos deixar transparcer a nossa indignação contra a tecnocracia reinante.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.